PUBLICIDADE

Educação em casa pode influenciar o comportamento adulto na empresa

Imagem ilustrativa da imagem Educação em casa pode influenciar o comportamento adulto na empresa
-

Por Pedro Signorelli

Existem dois temas que me interessam muito, nos quais invisto bastante tempo, que são de contextos bem distintos e, aparentemente, distantes. Porém, só aparentemente. Um dos temas é de âmbito pessoal e até íntimo, por assim dizer, e o outro da vida profissional.

Primariamente, meus desafios junto às organizações tratam de problemas de comunicação, alinhamento, foco e obtenção de resultados. E para resolver vários destes desafios, existem diversos outros temas “ocultos”, que precisam ser destravados para que alcancemos o que desejamos. Entre eles estão: assumir responsabilidades e trabalhar por resultados.

Esse é um tópico desafiador, porque temos sistemas de incentivos que estimulam estes comportamentos e que, na verdade, não são desejados. Confuso, não? Pois é, explica, em parte, a dificuldade que enfrentamos dentro das organizações para trabalhar de maneira colaborativa, por resultado e cada um assumindo a responsabilidade onde lhe cabe.

Bem, eu disse que uma parte vem dos sistemas dentro da própria organização, mas agora temos que trazer o outro âmbito, que pode ou não, acabar afetando bastante o ambiente de trabalho, que eu mencionei no início do texto. Estou falando da educação que recebemos em casa.

Quando estamos educando os nossos filhos é muito natural que precisemos ensiná-los a assumir responsabilidades sobre as tarefas, e cada filho consegue assumir uma tarefa de cada tamanho, que varia de acordo com a idade que possui, pois está relacionada com a compreensão sobre a ação.

Por exemplo, filhos pequenos não vão conseguir colocar e tirar a mesa, mas ao crescerem, esta tarefa será possível. Se você tem mais de um filho, também é importante incentivá-los a trabalharem juntos ou dividir as tarefas da casa, aprendendo a se responsabilizar, lembrar de fazer, executar bem feito, aceitar uma orientação e uma correção quando necessário.

Percebo que a atribuição de responsabilidade é exercida de maneira individual, seja porque as famílias têm um ou, no máximo, dois filhos ou porque realmente não consideram o ambiente profissional, onde futuramente as crianças, que se tornarão adultos, vão precisar trabalhar junto com pessoas com temperamentos, habilidades e conhecimentos diferentes e que se complementam.

Aqui está um desafio de percepção para os pais e mães e acaba sendo um desafio para os líderes nas organizações. Uma criança que não foi ensinada a assumir responsabilidades, a trabalhar em equipe e cumprir regras, provavelmente será um adulto que não terá essas noções como obrigatórias dentro de uma empresa, o que acabará dificultando muito a sua performance em qualquer emprego.

No entanto, é possível contornar esse comportamento no ambiente profissional, mas se torna um processo mais complicado, afinal, este jovem que entra no mercado de trabalho já passou 20 anos pensando e atuando de uma maneira, sem estar exposto a estes outros aspectos. Então a mudança é mais árdua, estamos sentindo isso na pele.

De um lado, é preciso mudar os sistemas nas organizações e, do outro, também executar treinamentos on the job, preferencialmente, que tragam awareness destes temas. Pois um sem o outro vai tornar o esforço de mudança mais lento, demorado e que vai entregar resultados parciais.

*O autor é um dos maiores especialistas do Brasil em gestão, com ênfase em OKRs.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE