É hora da virada contra o vírus

Por Rafael Francisco dos Santos

Ponta Grossa alcançará nos próximos dias o pior momento da pandemia de coronavírus. Há certo grau de incerteza sobre o presente e o futuro, mas, quanto ao que passou, sem sombra de dúvidas, o tempo trabalhou a nosso favor.

Nós, gestores e profissionais da saúde, tivemos cerca de três meses para nos organizar, vantagem que a maioria das cidades não teve. Este é o nosso trunfo num cenário que se assemelha a uma guerra. Estamos prestes a encarar a fase mais crítica de um conflito em que, do outro lado do “front”, temos um inimigo, que foi observado quando ainda não estava tão próximo. Sabemos mais sobre contágio, comportamento e estrutura necessária para o tratamento do vírus, o que me deixa otimista.  Porém, tenho muito claro que este conhecimento prévio não é garantia de vitória.

Hoje, temos armas para vencer algumas batalhas contra o vírus, mas nenhum desses artifícios será forte ou eficaz o suficiente se grande parte da população adoecer ao mesmo tempo. Se isso acontecer, nem todos terão tratamento adequado. Essa é uma condição mais que sensível no sistema público, que já sofre com falta de vagas e leitos há tempos.

Então como seguiremos? Infelizmente sacrifícios a mais serão necessários para superar o pico da pandemia. Os profissionais estão prontos para fazer sua parte na linha de frente, cada um cumprindo seu papel, todos estão atendendo a população dando o melhor de si, tenho certeza. É possível que em algum momento, por curto período, tenhamos que ampliar o distanciamento social e certas restrições que já nos incomodam há meses. Sem vacina ou tratamento eficaz disponível para todos não há outra saída para o momento mais agudo.

Por algum tempo continuaremos ainda carentes do convívio com nossos amigos e familiares. Afinal, ficar longe, sem apertos de mão, beijos e abraços, é hoje uma nova forma de amar e proteger quem amamos. Nesse momento, este é um esforço adicional para o “sprint” final.

Espera-se de nós gestores, públicos e privados, uma atuação transparente, proativa e dinâmica nesse momento crítico. Acredito ser fundamental a agilidade para aprender com quem já passou pelo pico da pandemia, antecipar todas as situações possíveis e planejar alternativas para os atendimentos em situações extremas.

A rede privada de saúde, e em especial o Hospital Geral Unimed, que faz parte da estrutura de saúde que gerenciamos, está pronta para cumprir seu papel nessa batalha, estruturada para atender a comunidade dos Campos Gerais. Nossas equipes, treinadas e com equipamentos à disposição, estão à postos. Apesar disso, como gestor, médico e, em especial, como ser humano, torço para que não precisemos usar toda essa estrutura. Nutro a confiança inabalável de que sairemos vitoriosos porque nos preparamos para o embate, e porque vejo nos olhos de todo profissional de saúde, a vontade de virarmos logo essa página e recomeçarmos nossas vidas!

É momento de iniciarmos a virada contra o coronavírus. A vitória virá se todos se unirem aos esforços dos profissionais de saúde e dos hospitais públicos e particulares.  Afinal, as ações em saúde, por mais coordenadas que sejam, são plenamente eficazes quando a sociedade se une e coopera com elas.  Se assim for, em algumas semanas, poderemos respirar, enfim, mais aliviados e planejar o ano de 2020 que desejamos.

 

Rafael Francisco dos Santos

Médico otorrinolaringologista, professor do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa e Presidente da Unimed Ponta Grossa

 

95% das empresas estão em atividade em PG

95% das empresas estão em atividade em PG...

Olé Propaganda integra empresas e cria Grupo OP

Olé Propaganda integra empresas e cria Grupo OP...

Sicredi libera linha de crédito para empreendedores

Sicredi libera linha de crédito para empreendedores...

Aliel cita recursos destinados e busca diminuir politização

Aliel cita recursos destinados e busca diminuir politização...

Confira a Coluna RC desta Sexta-Feira (17-07)

Confira a Coluna RC desta Sexta-Feira (17-07)...

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (17/07)

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (17/07)...

HU-UEPG recebe equipamentos para 10 novas UTIs

HU-UEPG recebe equipamentos para 10 novas UTIs...

Rangel decide prorrogar ‘Toque de Recolher’ em PG

Rangel decide prorrogar ‘Toque de Recolher’ em PG...

Rangel participa de evento internacional sobre a pandemia

Rangel participa de evento internacional sobre a pandemia...

Jovem de PG desaparece após encontro amoroso

Jovem de PG desaparece após encontro amoroso...

Fundação de Saúde confirma 23 novos casos de Covid

Fundação de Saúde confirma 23 novos casos de Covid...

Enfermeira de PG se contamina e luta pela vida em UTI

Enfermeira de PG se contamina e luta pela vida em UTI...

Na Justiça, PGA garante renovação do contrato até 2036

Na Justiça, PGA garante renovação do contrato até 2036...

Cleyton é suspenso após testar positivo no antidoping

Cleyton é suspenso após testar positivo no antidoping...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS