Norma de Inspeção Predial - Um avanço na segurança de edificações!

Por Osvaldo Danhoni

Nesse mês de junho, o Crea-PR completa 86 anos. E o aniversário chega com um importante avanço há muito esperado pela sociedade. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) acaba de publicar a norma NBR 16747:2020 que estabelece método e cria parâmetros para a realização de vistorias prediais, tanto para empreendimentos públicos, quanto privados.

A discussão sobre esse tema teve início em 2013 motivada, infelizmente, pela tragédia na boate de Santa Maria (RS). Sete anos após o início das discussões, podemos acreditar que temos um documento que representa um importante marco na busca por mais segurança para a sociedade.

O objetivo da norma é constatar o estado de conservação e funcionamento de uma edificação e, com isso, possibilitar que mantenha as condições mínimas necessárias à segurança e sua habitabilidade, abrangendo as mais diversas áreas de atuação da engenharia, como estabilidade das estruturas da edificação, instalações elétricas, motores, para-ráios, sistemas de geração e conservação de energia, elevadores, vasos de pressão, caldeiras,  centrais de gás, sistemas de combate a incêndios, tratamento de efluentes, tratamento de água,  entre outras.

O processo de criação de normas técnicas é lento em função da necessidade de consenso entre os membros que compõem o comitê responsável por sua elaboração. Desta forma, a norma busca traduzir o entendimento harmonizado dentre aqueles que a produziram. Ao ser aprovada e disponibilizada para a sociedade, novos pontos de vista passam a ser agregados à mesma. Por ser uma atividade multidisciplinar, a inspeção predial poderá evoluir para prever a efetiva participação de todos os profissionais habilitados de forma obrigatória em cada uma de suas especialidades.

Esta nova norma da ABNT passa a ser adotada como documento de balizamento para o monitoramento da vida útil de uma edificação e, após o imóvel ser entregue aos proprietários, serve como diretriz para atestar suas condições de uso, operação, manutenção, funcionalidade e desempenho. O documento, que pode parecer simples, representa um passo a mais em direção ao ambiente jurídico ideal que tanto precisamos para o desenvolvimento das atividades das engenharias, e poderá avançar ainda mais, pois nenhuma norma é definitiva - ou seja, ela vai sendo revisada e atualizada com o passar do tempo. Com as novas necessidades - a norma NBR 16747:2020, no futuro, necessitará de revisões na direção de seu aperfeiçoamento. E o Sistema Confea/Crea, como um dos mantenedores da ABNT, e por sua natureza multiprofissional, irá buscar a melhoria contínua da mesma.

Finalizo destacando também o ganho da NBR 16747:2020 no que diz respeito aos municípios passarem a ter uma diretriz para criar suas próprias leis sobre as inspeções, determinando critérios como por exemplo periodicidade e obrigatoriedade. Algumas cidades já criaram suas leis municipais, antes mesmo da publicação da norma, como forma de prevenção aos acidentes de grande escala, como Rio de Janeiro, Fortaleza e Vitória. No Paraná, o assunto ainda tem muito a avançar e o Crea-PR estará aberto para discutir o tema em cada município do Estado, para seguir com sua missão que tanto nos honra nesses 86 anos, de defender e proteger a sociedade, por meio da regulamentação, fiscalização e fomento do exercício ético das profissões ligadas ao Conselho.

 

Osvaldo Danhoni é Engenheiro Agrônomo e Presidente em exercício do Crea-PR

Charge da edição desta sexta-feira (26/06/2020) do JM

Charge da edição desta sexta-feira (26/06/2020) do JM...

Porto do PR prevê 8,5% de alta nas exportações

Porto do PR prevê 8,5% de alta nas exportações...

Capa da edição desta sexta-feira (26/06/2020) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (26/06/2020) do JM...

A importância das ações conjuntas

A importância das ações conjuntas...

Alteração em lei prejudica ampliação do aeroporto de PG

Alteração em lei prejudica ampliação do aeroporto de PG...

Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação

Bolsonaro anuncia novo ministro da Educação...

Prefeitura prepara nova operação Toque de Recolher

Prefeitura prepara nova operação Toque de Recolher...

Confira a Coluna RC desta Quinta-Feira (25-06)

Confira a Coluna RC desta Quinta-Feira (25-06)...

Confira seu horóscopo para esta Quinta-feira (25/06)

Confira seu horóscopo para esta Quinta-feira (25/06)...

Capa da edição desta quinta-feira (25/06/2020) do JM

Capa da edição desta quinta-feira (25/06/2020) do JM...

Charge da edição desta quinta-feira (25/06/2020) do JM

Charge da edição desta quinta-feira (25/06/2020) do JM...

Ódio: milenar estratégia de dominação

Ódio: milenar estratégia de dominação...

Holandeses mantêm tradição, cultura e fé vivas no Paraná

Holandeses mantêm tradição, cultura e fé vivas no Paraná...

Começa a corrida eleitoral

Começa a corrida eleitoral...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS