Bons ventos sopram no campo

Por Daniel Zacher

As perspectivas do cenário agro econômico para a produção de grãos no Brasil são promissoras e o segmento de máquinas agrícolas atravessa um momento de expectativas positivas em curto, médio e longo prazo.

O ambiente internacional colabora com essa previsão. A guerra comercial entre Estados Unidos e China com o encarecimento da soja americana após o aumento da tarifa de importação incentivou os chineses a importar mais grãos brasileiros.

Outros aspectos, como a quebra da safra norte-americana de grãos em função de fenômenos climáticos adversos favorecem o Brasil como coadjuvante nessa disputa.

Vale lembrar ainda o avanço da peste suína africana (PSA) na Ásia que, segundo analistas de mercado, pode manter aquecidos os embarques brasileiros de carne por mais um ano. Entre janeiro e junho deste ano a China foi o principal destino das exportações brasileiras, com incremento de 22,6% das compras no período de acordo com dados divulgados pela ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal).

Em médio e longo prazos novos acordos “prometem” oportunidades mais à frente para o setor de máquinas agrícolas. Referimo-nos aqui ao acordo do Mercosul com a Comunidade Europeia e seus impactos na ampliação do mercado Europeu de commodities agrícolas e também na redução das tarifas para máquinas;  e à potencial entrada do País na OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cujos critérios incluem códigos de teste de tratores para assegurar requisitos mínimos de segurança e qualidade industrial, e o portfólio de normas para produção e sanidade agroflorestal.

Nesse contexto vale dizer que a queda de 10% registrada de janeiro a julho deste ano pela Anfavea na venda doméstica de tratores, em relação ao mesmo período do ano passado, e que se deve à antecipação da compra em 2018 pela introdução do Proconve/MAR-1 em janeiro de 2019, e à suspensão pelo BNDES, em abril, dos pedidos de financiamento pelo Moderfrota (Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras) teve seu impacto, mas o momento agora é de crescimento.

A venda das colhedoras de grãos nos primeiros sete meses do ano fechou em alta de 13,3% em relação a igual período de 2018. Voltando à soja, uma das principais commodities brasileiras, esse panorama aponta para o crescimento da safra em torno de 7%, tornando o País o maior produtor do grão no mundo pela primeira vez. Também o milho deverá crescer 3%, e ultrapassar as 100 milhões de toneladas.

Em relação às vendas totais de máquinas agrícolas no Brasil, as expectativas são de crescimento acima de 5% com relação ao ano anterior, a se confirmar na próxima Expointer, em Esteio (RS), referência no segmento agrícola e indicadora de tendências.

Bons ventos à parte as incertezas e as crises sempre rondam as economias com suas consequências, o que faz do debate e da troca de experiências algo indispensável especialmente no ambiente volátil como o que vivemos.

Com o objetivo de promover esse tipo de diálogo o 11º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, reunirá em Porto Alegre (RS) lideranças do setor, fabricantes, montadoras, entidades e consultorias para falar de perspectivas agroeconômicas, visão do mercado pelos principais atores e tecnologia de ponta de última geração em máquinas e implementos, além de oportunidades em serviços no segmento. Dia 29 de agosto, no Salão de Convenções Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS).

 

Daniel Zacher é engenheiro, diretor geral da Tekter Consultoria e chairperson do 11º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas

Charge da edição desta terça-feira (04/02/2020) do JM

Charge da edição desta terça-feira (04/02/2020) do JM...

Valorizar o Centro Histórico

Valorizar o Centro Histórico...

Capa da edição desta terça-feira (04/02/2020) do JM

Capa da edição desta terça-feira (04/02/2020) do JM...

Plano Diretor define diretrizes para expansão do aeroporto

Plano Diretor define diretrizes para expansão do aeroporto...

Klabin abre vagas de trabalho em agências da região

Klabin abre vagas de trabalho em agências da região...

O Comércio Exterior e as consequências do efeito 'coronavírus'

O Comércio Exterior e as consequências do efeito 'coronavírus'...

Agricultura familiar terá mais R$ 1 bilhão

Agricultura familiar terá mais R$ 1 bilhão...

Estado ativa oficialmente o Centro Emergências contra o coronavírus

Estado ativa oficialmente o Centro Emergências contra o coronavírus...

Em PG, denúncia leva Polícia a descobrir casa com 400 gatos

Em PG, denúncia leva Polícia a descobrir casa com 400 gatos...

Veja como vai ficar o Lago de Olarias

Veja como vai ficar o Lago de Olarias...

Hospital de Livros muda a vida de detentos na PEPG

Hospital de Livros muda a vida de detentos na PEPG...

Radialista acusado de tentativa de feminicídio tem a prisão decretada

Radialista acusado de tentativa de feminicídio tem a prisão decretada...

Lidera Mulher PG traz novidades para 2020

Lidera Mulher PG traz novidades para 2020...

Sexta às Seis: o ‘trintão’ que faz parte da cena cultural de PG

Sexta às Seis: o ‘trintão’ que faz parte da cena cultural de PG...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS