PUBLICIDADE

Sobre as universidades públicas

Imagem ilustrativa da imagem Sobre as universidades públicas

Por Isonel Sandino Meneguzzo

                A mais nova moda no Brasil é criticar as universidades públicas. Nas redes sociais, as críticas centram-se principalmente no aspecto de tachar as mesmas como "antro de comunistas". A partir disso, indico algumas teses que não corroboram tal crítica.

                Cabe destacar que o mundo comunista acabou em 1991, com a dissolução da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas, e, desde então, o que restou de comunismo (Cuba, China e Coreia do Norte) também vem "ruindo", cada uma à sua maneira, dando lugar ao sistema capitalista.

                A partir da díade universidade/comunismo, cabe destacar: No contexto brasileiro somos um país capitalista, com relações comerciais e diplomáticas amistosas com praticamente todo o mundo; Em segundo lugar, nossas universidades possuem parcerias com instituições privadas que financiam pesquisas nas mais diferentes áreas do conhecimento; Em terceiro lugar, todos os cursos existentes atendem à sociedade (por meio do ensino, da pesquisa, dos estágios e da extensão) que está inserida na jurisdição brasileira, que por sua vez, é capitalista.

                Em sua essência, uma universidade é um espaço de aprendizado científico, palco do desenvolvimento de pesquisas também científicas e de atividades extensionistas que atendem a comunidade desde a área da saúde, passando pela educação, pela assistência social e chegando até a jurídica.  Vale reforçar: a Constituição Federal do Brasil estabelece que as universidades são instituições democráticas, o que implica necessariamente um ambiente plural, onde teorias, conceitos e métodos distintos constituem sua razão de ser. Nesse aspecto, a visão de mundo de cada professor é relevante para a formação de profissionais/cidadãos que possuam uma visão abrangente, para que saibam se situar no tempo e no espaço em que se inserem.

                Portanto, a visão ideológica de determinados grupos em relação às universidades públicas brasileiras não condiz com a realidade. As universidades, além de todos os aspectos acima elencados, possui uma função  econômica e social nos contextos em que se inserem: alunos, funcionários e professores movimentam a economia local no setor imobiliário e comércio em geral. No âmbito social, forma profissionais qualificados nas mais diferentes áreas que atuam em todo o país e até no exterior.

                A preocupação de todos deveria estar atrelada a questão que envolve o ensino público, gratuito e de qualidade, afinal, são das universidades públicas brasileiras que saem renomados cientistas, gestores públicos, empreendedores e profissionais qualificados que movimentam o país.

Isonel Sandino Meneguzzo é Professor Do Departamento De Geociências - Uepg

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE DEBATES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE