PUBLICIDADE

Diretores de colégios de PG e região participam de intercâmbio no Chile

Eles realizaram um curso sobre gestão e liderança pedagógica para a aprendizagem, através do programa

Diretores paranaenses foram selecionados para fazerem parte do programa 'Ganhando o Mundo'
Diretores paranaenses foram selecionados para fazerem parte do programa 'Ganhando o Mundo' -

Diretores de colégios de Ponta Grossa e região dos Campos Gerais foram selecionados para participarem da 1ª edição do programa de formação pedagógica 'Ganhando o Mundo', específico aos diretores escolares das instituições de ensino da Rede Pública Estadual Paranaense participantes do Grupo de Estudos Diretor Formador.

Conforme o diretor do Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Colares, Douglas Gebeluka, 100 diretores foram selecionados para fazerem parte da programação, com base nos resultados apresentados pelas escolas e também pela nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). O objetivo do projeto é que os participantes experienciem, como diretores de outras localidades realizam a gestão pedagógica e como a liderança deles contribui com a aprendizagem dos estudantes, de modo que seja possível implementar tais práticas de gestão pedagógica em suas instituições de ensino.

“Passamos 15 dias no Chile, em uma imersão conhecendo escolas e a realidade do sistema educacional”, comentou Douglas. O intercâmbio aconteceu no mês de agosto, sendo realizado com a universidade Diego Portales, em Santiago. Veja quais foram os diretores selecionados pelo Núcleo Regional de Educação:

Douglas Gebeluka - Colégio Estadual Cívico-Militar Professor Colares (Ponta Grossa);

Josmael Klazura - Escola Júlio Teodorico (Ponta Grossa);

Adriane Burgardat - Escola Jesus Divino Operário (Ponta Grossa);

Carlos Eduardo Bittencourt - Colégio Santo Antônio (Imbituva);

Leila Zappe - Colégio Cavanis (Castro).

Qual o local escolhido e o motivo? - Na busca por boas práticas no cenário nacional e internacional relacionadas à liderança dos gestores escolares, destacaram-se tanto a proposta de formação continuada quanto a estrutura de políticas públicas, nas escolas chilenas. Nesse país, a formação continuada dos diretores escolares encontra-se bem mais alinhada à prática pedagógica no contexto escolar, o que o tornou referência internacional, conforme evidenciado por especialistas e pesquisas acadêmicas sobre o tema.

Essa formação pedagógica beneficiará não somente os diretores participantes, mas toda a comunidade escolar, diretamente impactada pelo processo de gestão pedagógica, como também pela formação continuada ministrada no Grupo de Estudos Diretor Formador, impulsionando a transformação de outras realidades escolares.

Sob supervisão de Mário Martins, com informações das assessorias

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE