PUBLICIDADE

UPA Santana completa 2 anos de funcionamento

Instituto responsável pela gestão da unidade tem projeto de melhoria e certificação de qualidade

A unidade de pronto atendimento é referência a casos de urgência e emergência adulto
A unidade de pronto atendimento é referência a casos de urgência e emergência adulto -

Há exatos 2 anos, no dia 14 de março de 2021, a prefeitura de Ponta Grossa inaugurava a UPA Santana, nova porta de entrada de urgência e emergência de pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade. Hoje, a unidade atende em média 7 mil pacientes por mês e vem aprimorando seu atendimento com o objetivo de se tornar referência em qualidade, humanização e segurança dos pacientes.

Localizada na região central de Ponta Grossa, a UPA Santana completa seu segundo ano de atividades com muitos projetos para melhor atender à população. Para o diretor da UPA, Francisco Mingrone, o maior desafio neste momento é readequar os processos internos para reduzir o tempo de espera por atendimento. “Já conseguimos avançar bastante desde setembro do ano passado, quando nós do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH) assumimos a gestão da UPA. Havia um fluxo muito grande de pacientes e as reclamações eram comuns. Hoje, graças ao trabalho em parceria com a Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Saúde, conseguimos readequar muitos processos e fluxos de atendimento internos e externos, o que tem ajudado a oferecer um atendimento melhor aos pacientes”, salienta Francisco.

Já em relação ao futuro, há diversos projetos planejados e alguns já estão saindo do papel, como é o caso das adequações na estrutura física. Há previsão de algumas pequenas obras e reformas que garantirão mais conforto aos pacientes e ajudarão a agilizar o fluxo de atendimento. Isso deve ocorrer já nos próximos meses.

UPA certificada

Além das benfeitorias na questão predial, estão em andamento também projetos voltados à humanização, qualidade e segurança do paciente. É por meio desse trabalho que o INDSH pretende certificar a UPA Santana (e também a Santa Paula) com a Acreditação Qmentum Internacional, que é um selo de qualidade concedido aos serviços de saúde que promovem um atendimento de excelência, com foco na segurança dos pacientes.

Vale lembrar que o INDSH já conquistou a certificação de Acreditação ONA na UPA Santa Paula, em 2017, quando era responsável pela gestão da unidade, sendo a única porte VIII do país com tal reconhecimento.

“Estamos investindo bastante em treinamento às equipes e estamos confiantes de que conseguiremos melhorar nossos processos e conquistar esse reconhecimento, que não é apenas um certificado, mas sim o reflexo de que os nossos pacientes estão sendo bem atendidos”, finaliza o gestor da UPA.

Sobre a UPA Santana

A unidade de pronto atendimento é referência a casos de urgência e emergência adulto e conta com uma estrutura física para classificação de risco, realização de consultas, coleta e realização de exames, observação e sala de emergência com toda estrutura para o primeiro atendimento a pacientes em estado grave.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE