PUBLICIDADE

Lojistas de PG estão entre os mais otimistas do Paraná

Para 26,5% dos empresários ouvidos em Ponta Grossa, há a intenção de aumentar o quadro funcional

Entre as seis regiões pesquisadas, os lojistas de Ponta Grossa aparecem na 2ª posição entre os mais otimistas
Entre as seis regiões pesquisadas, os lojistas de Ponta Grossa aparecem na 2ª posição entre os mais otimistas -

Os empresários do setor do comércio de Ponta Grossa estão entre os mais otimistas do Paraná quando o assunto é aumento de faturamento para o primeiro semestre de 2023. A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, realizada semestralmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR aponta que 38,8% vê o cenário do primeiro semestre como favorável, valor que é o segundo maior entre as seis regionais do Estado, atrás somente da região Sudoeste, onde 40,6% dos empresários veem um cenário favorável. A média estadual é de 36,1%.

Ainda em Ponta Grossa, 44,9% preveem que esse período de seis meses será ‘estável’ em relação ao segundo semestre de 2022. De todos os empresários ouvidos na região de Ponta Grossa, apenas 14,3% são pessimistas e acreditam que haverá um cenário desfavorável para o setor neste início de ano. É a menor taxa de pessimismo entre todas as regiões paranaenses: os piores resultados foram da região Oeste, onde 25% dos empresários veem um cenário desfavorável, e na região de Londrina, o percentual de desfavorável é de 23,3%.

ESTADUAL

Em âmbito estadual, a parcela de comerciantes confiantes é menor do que no semestre passado, quando 49,7% possuíam opiniões positivas, e também ficou abaixo do índice de 65,9% de otimismo registrado no primeiro semestre de 2022. Apesar disso, neste semestre se sobressai o percentual de empresários que acreditam na estabilidade: 40% dos paranaenses acham que o faturamento de sua empresa permanecerá no mesmo patamar. Já as expectativas desfavoráveis para o primeiro semestre correspondem a 18,9%. Entre os empresários do comércio de bens, 31,6% possuem expectativas favoráveis e 43,7% projetam estabilidade nos negócios. Já os varejistas que vislumbram redução nas vendas correspondem a 19,1%.

EXPECTATIVAS

De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, as expectativas dos empresários são impactadas por conta das mudanças nas políticas econômicas a serem implantadas pelo novo governo. “Ademais, no Paraná, claramente, o governo estadual vai manter os incentivos para que os números do comércio paranaense cresçam ainda mais do que em 2022, comprovando, mais uma vez, a importância do nosso setor na consolidação do Paraná como a quarta economia do país”, reitera o dirigente.

Contratações estão previstas

Para 26,5% dos empresários ouvidos em Ponta Grossa, há a intenção de aumentar o quadro funcional. Ou seja: a cada quatro empresas do comércio local, uma, pelo menos, deverá contratar novos colaboradores e ampliar seu quadro funcional. Para 40% dos empresários, a meta será manter o mesmo quadro funcional até o fim de junho. Já para 12,3% deles, a intenção é reduzir o quadro funcional, realizando demissões pelos próximos meses. Em âmbito estadual, 41,4% dos empresários ouvidos pela Fecomércio PR e Sebrae/PR devem fazer investimentos neste primeiro semestre. A principal área de investimento será reforma e modernização das instalações, citada por 34,4% dos empresários.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE