Cotidiano
Lojistas de PG estão entre os mais otimistas do Paraná
Para 26,5% dos empresários ouvidos em Ponta Grossa, há a intenção de aumentar o quadro funcional
Fernando Rogala | 03 de fevereiro de 2023 - 06:21

Os empresários do setor do comércio de Ponta Grossa estão entre os mais otimistas do Paraná quando o assunto é aumento de faturamento para o primeiro semestre de 2023. A Pesquisa de Opinião do Empresário do Comércio, realizada semestralmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR aponta que 38,8% vê o cenário do primeiro semestre como favorável, valor que é o segundo maior entre as seis regionais do Estado, atrás somente da região Sudoeste, onde 40,6% dos empresários veem um cenário favorável. A média estadual é de 36,1%.
Ainda em Ponta Grossa, 44,9% preveem que esse período de seis meses será ‘estável’ em relação ao segundo semestre de 2022. De todos os empresários ouvidos na região de Ponta Grossa, apenas 14,3% são pessimistas e acreditam que haverá um cenário desfavorável para o setor neste início de ano. É a menor taxa de pessimismo entre todas as regiões paranaenses: os piores resultados foram da região Oeste, onde 25% dos empresários veem um cenário desfavorável, e na região de Londrina, o percentual de desfavorável é de 23,3%.
ESTADUAL
Em âmbito estadual, a parcela de comerciantes confiantes é menor do que no semestre passado, quando 49,7% possuíam opiniões positivas, e também ficou abaixo do índice de 65,9% de otimismo registrado no primeiro semestre de 2022. Apesar disso, neste semestre se sobressai o percentual de empresários que acreditam na estabilidade: 40% dos paranaenses acham que o faturamento de sua empresa permanecerá no mesmo patamar. Já as expectativas desfavoráveis para o primeiro semestre correspondem a 18,9%. Entre os empresários do comércio de bens, 31,6% possuem expectativas favoráveis e 43,7% projetam estabilidade nos negócios. Já os varejistas que vislumbram redução nas vendas correspondem a 19,1%.
EXPECTATIVAS
De acordo com o presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR e vice-governador do Paraná, Darci Piana, as expectativas dos empresários são impactadas por conta das mudanças nas políticas econômicas a serem implantadas pelo novo governo. “Ademais, no Paraná, claramente, o governo estadual vai manter os incentivos para que os números do comércio paranaense cresçam ainda mais do que em 2022, comprovando, mais uma vez, a importância do nosso setor na consolidação do Paraná como a quarta economia do país”, reitera o dirigente.
Contratações estão previstas
Para 26,5% dos empresários ouvidos em Ponta Grossa, há a intenção de aumentar o quadro funcional. Ou seja: a cada quatro empresas do comércio local, uma, pelo menos, deverá contratar novos colaboradores e ampliar seu quadro funcional. Para 40% dos empresários, a meta será manter o mesmo quadro funcional até o fim de junho. Já para 12,3% deles, a intenção é reduzir o quadro funcional, realizando demissões pelos próximos meses. Em âmbito estadual, 41,4% dos empresários ouvidos pela Fecomércio PR e Sebrae/PR devem fazer investimentos neste primeiro semestre. A principal área de investimento será reforma e modernização das instalações, citada por 34,4% dos empresários.