PUBLICIDADE

Pesquisadora de Ponta Grossa recebe prêmio internacional no Canadá

Estudo teve como objetivo buscar formas de melhorar as restaurações efetuadas pelos dentistas; premiação do ‘Mitacs’ aconteceu em oito categorias

Cristiane foi reconhecida por sua pesquisa durante o doutorado-sanduíche (UEPG e Universidade de Dalhousie)
Cristiane foi reconhecida por sua pesquisa durante o doutorado-sanduíche (UEPG e Universidade de Dalhousie) -

A ponta-grossense Cristiane Maucoski, doutoranda em Odontologia na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), recebeu o prêmio Mitacs Award for Outstading Innovation – Internacional do programa Mitacs Globalink Research Internship (Mitacs), realizado no Canadá. Sua pesquisa, reconhecida internacionalmente, teve como objetivo buscar formas de melhorar as restaurações efetuadas pelos dentistas. A premiação, que acontece uma vez ao ano a talentos emergentes em pesquisa internacional, foi entregue em 22 de novembro.

Segundo Cristiane, o intuito do estudo foi avaliar novos fotopolimerizadores* através de simulações clínicas. “Com isso, temos o objetivo de diminuir o tempo gasto na cadeira odontológica, ajudando os dentistas a fazerem restaurações mais fortes e duradouras, reduzindo o alto número de restaurações de substituição realizadas por profissionais a cada ano. Logo, mantendo os pacientes mais saudáveis, evitando infiltrações, dor e aumento de cárie dentária que podem ser geradas quando uma restauração não é fotopolimerizada corretamente”, explica ao Portal aRede.

Graduada em Odontologia, especialista em Ortodontia e mestra em Odontologia, Cristiane terminará seu doutorado-sanduíche em 2023 – durante 11 meses, a ponta-grossense esteve estudando na Universidade de Dalhousie, no Canadá, sob orientação dos professores Dr. Richard Price e Dr. Cesar Augusto Galvão Arrais. “Sou muito grata a UEPG, aos meus orientadores, a coordenadora do curso, Dra. Nara Hellen Campanha Bombarda, por toda ajuda e por ter tido essa oportunidade de realizar parte do meu doutorado fora e aprender mais sobre fotopolimerizadores”, celebra.

Cristiane foi reconhecida por sua pesquisa durante o doutorado-sanduíche (UEPG e Universidade de Dalhousie)
Cristiane foi reconhecida por sua pesquisa durante o doutorado-sanduíche (UEPG e Universidade de Dalhousie)
 

Mitacs

O programa de estágio no Canadá existe desde 1999 e já levou mais de 450 estudantes internacionais para o País. As oportunidades são oferecidas em várias áreas do conhecimento, em aproximadamente 70 universidades canadenses. O objetivo é construir uma ‘ponte’ entre o Canadá e os talentos emergentes em pesquisa internacional. Além do Brasil, outros países também oportunizam aos estudantes a chance de estudar fora do país: Alemanha, Austrália, China, Colômbia, França, Hong Kong, Índia, México, Paquistão, Tunísia, Taiwan, Ucrânia, Reino Unido e Estados Unidos, por exemplo.

Outras informações, acesse aqui.

*Fotopolimerizadores é um aparelho presente nos consultórios de odontologia. Ele é mais conhecido por causa de sua luz azul e pela aplicação nas restaurações diretas, indiretas e na colagem dos braquetes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE