Institutos avaliam retomada de produção de insumos no PR

Tecpar e Fiocruz  já atuam em consonância no Parque Tecnológico da Saúde, localizado no Tecpar, e agora trabalham em conjunto para planejar a retomada de produção de proteínas carreadoras, com a finalidade de alcançar autossuficiência nacional na fabricação de vacinas

O Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) recebeu nesta quarta-feira (22) uma equipe de técnicos do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Eles vieram analisar o projeto de instalação de uma infraestrutura voltada ao fornecimento de novas soluções ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Até sexta-feira (24), o grupo participa de uma série de reuniões e visitas técnicas para avaliar a viabilidade da proposta para o campus CIC do Tecpar. As duas instituições já atuam em consonância no Parque Tecnológico da Saúde, localizado no Tecpar, e agora trabalham em conjunto para planejar a retomada de produção de proteínas carreadoras, que são insumos importantes para a produção de imunizantes.

A proposta busca implementar o processo de produção nacional destas proteínas, com a finalidade de alcançar autossuficiência nacional na fabricação de vacinas. As tratativas contam com o apoio técnico do Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP).

O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o projeto interinstitucional começou a ser desenvolvido após a visita do governador Carlos Massa Ratinho Júnior à Fiocruz, no Rio de Janeiro, no início deste ano. “Reforçamos nossa parceria com a Fiocruz, que é estratégica para fortalecer a saúde pública e a autonomia na produção de insumos no Brasil. Além de apresentar novas soluções para o país, o projeto destaca o papel do Tecpar na área de biotecnologia e saúde humana”, afirma Callado.

Carla Wolanski, assessora da vice-diretoria de Produção Bio-Manguinhos, considera muito positiva a retomada da aliança entre Tecpar, Bio-Manguinhos e Fiocruz. “A princípio, a produção desta proteína vai permitir acelerar a transferência de tecnologia da vacina pneumocócica. Não precisaremos mais importar o insumo e esses recursos ficarão dentro do país. Este é o primeiro passo para as próximas parcerias voltadas para outras vacinas”, explica.

PESQUISA GENÔMICA – O segundo projeto que está em andamento prevê a instalação de um Centro de Saúde Pública de Precisão no Parque Tecnológico da Saúde. O objetivo é avançar nos estudos genéticos, que podem trazer respostas mais precisas no diagnóstico e tratamento de doenças, focando na necessidade de cada indivíduo.

Nesta etapa, especialistas das três instituições vão planejar a elaboração de estudos da população com doenças raras e diversos tipos de câncer, por meio de sequenciamento genético de nova geração e pesquisa genômica.

COVID-19 – No ano passado, uma parceria entre as três instituições resultou na implantação da Unidade de Apoio para o Diagnóstico da Covid-19. A unidade foi fundamental na estratégia de testagem em massa da população paranaense e contribuiu para posicionar o Paraná como referência nacional na realização de testes do tipo RT-PCR entre os estados brasileiros.

PRESENÇAS – Participaram da abertura das atividades a gerente de Departamento de Relações com o Mercado de Bio-Manguinhos, Tatiana Sanjuan; o diretor-presidente do IBMP, Pedro Ribeiro Barbosa, a diretora de Desenvolvimento Institucional do IBMP, Meila Bastos de Almeida; o diretor Industrial da Saúde do Tecpar, Iram de Rezende; e a gerente da Divisão de Prospecção de Novos Negócios do Tecpar, Carolina Perottoni; além da equipe técnica do Instituto de Tecnologia do Paraná.

Exército busca áreas em PG para novo investimento

Exército busca áreas em PG para novo investimento ...

Homem fica gravemente ferido após ser baleado no Dallabona

Homem fica gravemente ferido após ser baleado no Dallabona ...

PM realiza apreensão de drogas em estabelecimento de PG

PM realiza apreensão de drogas em estabelecimento de PG ...

Inscrições para bolsa de estudo do Sesi encerram nesta sexta

Inscrições para bolsa de estudo do Sesi encerram nesta sexta ...

Capa da edição desta sexta-feira (21/01/2022) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (21/01/2022) do JM ...

Regiões de PG e Irati lideram na produção de feijão e fumo

Regiões de PG e Irati lideram na produção de feijão e fumo ...

Cescage de PG é comprado pelo grupo Única Educação

Cescage de PG é comprado pelo grupo Única Educação ...

Cidades da região mantêm liderança na produção de mel

Cidades da região mantêm liderança na produção de mel ...

São João do Triunfo adota ação em prol do meio ambiente

São João do Triunfo adota ação em prol do meio ambiente ...

José Loureiro Neto é reeleito presidente do Sindilojas

José Loureiro Neto é reeleito presidente do Sindilojas ...

Ipiranga aplica primeiras vacinas contra a covid em crianças

Ipiranga aplica primeiras vacinas contra a covid em crianças ...

TCE faz recomendações a PG para melhorar controle de obras

TCE faz recomendações a PG para melhorar controle de obras ...

Rebouças define estratégias para a geração de empregos

Rebouças define estratégias para a geração de empregos ...

Telêmaco Borba projeta melhorias no sistema viário

Telêmaco Borba projeta melhorias no sistema viário ...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

REDES SOCIAIS