PUBLICIDADE

Cidades da região se destacam em ranking da transparência

Seis municípios registraram um desempenho de 100% na divulgação de dados sobre a vacinação contra a covid-19

Os novos resultados foram obtidos após o TCE-PR reanalisar os portais da transparência de 41 prefeituras
Os novos resultados foram obtidos após o TCE-PR reanalisar os portais da transparência de 41 prefeituras -

 Seis municípios registraram um desempenho de 100% na divulgação de dados sobre a vacinação contra a covid-19

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) publicou, nesta semana, os números definitivos referentes ao índice de transparência das cidades no processo de imunização contra a Covid-19. De acordo com o ranking, seis cidades da região registraram um desempenho de 100% na divulgação de dados sobre a aplicação das doses. Entre elas estão Arapoti, Ivaí, Imbituva, Inácio Martins, Irati e Sengés.

Os novos resultados foram obtidos após o TCE-PR reanalisar os portais da transparência de 41 prefeituras  entre os dias 4 e 17 de agosto, a exemplo do que já havia sido feito em julho, quando 49 sites foram reavaliados. A atualização dos dados está disponível no site oficial do órgão. A pesquisa aponta que a média estadual de atendimento aos critérios do estudo, que originalmente era de 54,2%, passou de 55,6% para 58,5%. O percentual é superior aos 34% obtidos pelo TCE do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Baseada em uma nova versão do Índice de Transparência da Administração Pública (ITP) - indicador desenvolvido pelo próprio corpo técnico do TCE-PR em 2018 -, o levantamento leva em conta a validação das respostas informadas pelas prefeituras a 11 questões presentes em formulário encaminhado pelo órgão de controle às entidades em março. Entre os outros municípios dos Campos Gerais que registraram um alto valor de publicidade, é possível destacar Tibagi, que alcançou 90% de transparência. Cândido de Abreu e São João do Triunfo vem logo em seguida, com 85%. Carambeí somou um total de 80%, superando os 55% registrados no boletim anterior.

No ranking definitivo do levantamento divulgado na terça-feira (31), também é possível constatar que 144 prefeituras do Paraná- ou 36% do total - superaram o índice de 80%; Outras 103 tiveram desempenho de 90%; e 50 cumpriram integralmente todos os itens do levantamento. Anteriormente, esses números haviam sido de 128, 90 e 44, respectivamente. Conforme o relatório final da pesquisa, o aumento das notas de 32 das 41 prefeituras que demandaram uma revisão de suas notas se deve à "efetiva melhora da publicação, disponibilização e atualização das informações" em seus portais da transparência.

Indicador revela bom desempenho

Levando em conta todo o Paraná, as administrações que tiveram os maiores aumentos em suas notas de transparência foram Tapejara (15% para 100%), Brasilândia do Sul (10% para 85%), Barbosa Ferraz (15% para 85%) e Mariópolis (30% para 100%). Diminuiu ainda de 86 para 75 a quantidade de municípios com pontuação igual ou inferior a 20%. Esta foi a última oportunidade concedida pelo Tribunal para reavaliar os sites dos municípios no que diz respeito à vacinação contra a Covid-19, já que agora a equipe técnica responsável pelo ITP concentra esforços para realizar o levantamento geral dos portais das transparências relativo ao ano de 2021.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE