PUBLICIDADE

Beto Preto diz que Paraná está perto do colapso

Estado já reativou mais de 300 leitos para atendimento exclusivo à doença

Estado já reativou mais de 300 leitos para atendimento exclusivo à doença
Estado já reativou mais de 300 leitos para atendimento exclusivo à doença -

Estado já reativou mais de 300 leitos para atendimento exclusivo à doença

O Secretário de Estado de Saúde, Beto Preto, afirmou que que, em 15 dias, o número de casos da Covid-19 poderá crescer três vezes e ressaltou a importância das medidas para evitar a propagação do coronavírus. 

"Estamos muito próximos de um colapso", explicou o secretário. Beto Preto disse ainda que enquanto não se tiver uma vacina e um tratamento mais preciso contra a doença, essa deve ser a dinâmica do sistema para atender a demanda da população e conseguir atender a todos que precisarem de atendimento. 

Questionado sobre a desativação de leitos há poucos dias, Beto Preto informou que a Saúde esperava a agudização dos casos no fim do verão, mas que a movimentação da campanha eleitoral havia antecipado esses casos. "Então não quer dizer que houve erro de planejamento, apenas uma adequação do sistema ao número de casos", disse.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reativou em uma semana 304 leitos de atendimento exclusivo à Covid-19 no Paraná. Desde a última sexta-feira (20) até agora, 105 leitos são de UTI’s adulto e 199 de enfermarias.

A Sesa está em conversa com os prestadores de serviço e seus municípios para viabilizar novos leitos em outras cidades. “Nossa ideia é expandir essa reativação e habilitar novos leitos em todo o Estado. Para isso, temos mantido constante contato com os hospitais e os gestores municipais”, acrescentou. 

Ainda segundo o secretário, a melhor prevenção para este momento é que a população reforce as medidas adotadas desde o início da pandemia. “O Estado não tem medido esforços para disponibilizar atendimento a população, mas precisamos que as pessoas evitem aglomerações, pratiquem o distanciamento social e mantenham os protocolos sanitários, pois a ampliação da rede hospitalar é finita”, disse.

Desde 26 de março quando houve a implantação de leitos exclusivos para atendimento à pacientes da Covid, o Paraná já pagou mais de R$94,7 milhões para os hospitais que fazem parte do plano de atendimento exclusivo ao novo coronavírus.

Número de mortos ultrapassa os 6 mil

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (27) mais 1.923 casos confirmados e 34 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. A Sesa registra também 1.787 casos confirmados retroativos que estavam em investigação. Os dados acumulados da Covid-19 mostram que o Paraná soma 270.349 casos e 6.023 mortos em decorrência da doença 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE