PUBLICIDADE

Após anúncio de Rangel, venda de ivermectina cresce em 300%

Apenas nas farmácias Fleming, medicamento teve 190 unidades vendidas em apenas um dia

Imagem ilustrativa da imagem Após anúncio de Rangel, venda de ivermectina cresce em 300%
-

Apenas nas farmácias Fleming, medicamento teve 190 unidades vendidas em apenas um dia

O anúncio do prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), da adoção de um “protocolo precoce” para o tratamento da covid-19 causou efeitos nas farmácias da cidade. Após o gestor anunciar o uso preventivo da ivermectina, sob prescrição médica, a venda do medicamento nas farmácias da cidade chegou a crescer em 300% - não há necessidade de prescrição médica para compra do medicamento. 

Segundo a assessoria da Rede de Farmácias Fleming, empresa que tem 17 unidades em Ponta Grossa, a procura pelo medicamento cresceu em 300%. Após o anúncio do protocolo precoce de Rangel, as unidades da Fleming venderam 190 caixas no medicamento em apenas um dia, causando escassez da droga no estoque. Atualmente, o remédio só é encontrado na Fleming mediante manipulação. 

Ao anunciar o novo protocolo, Rangel destacou que a medida era baseada em dados técnicos. “Vamos adotar um novo protocolo baseado na Ivermectina. Temos dados técnicos apresentados pelos médicos que comprovam a efetividade desse tipo de medicamento” disse Rangel durante o programa de rádio que mantém na Mundi FM. “Já autorizei o início do protocolo, ainda vamos ter mais discussão sobre o tema nos próximos dias”, destacou.

Segundo Rangel, o primeiro esforço será de oferecer esse medicamento a grupos de risco contra a covid-19. “Não temos como medicar toda a população. Vamos fazer um investimento na compra de remédios para proteger as pessoas que integram o grupo de risco”, garantiu o gestor. Rangel garantiu ainda que a proposta não é dar medicamento “para toda a população”.

Após o anúncio, Rangel (PSDB), voltou a ressaltar os motivos que levam os responsáveis pelo combate à covid-19 apostarem no uso preventivo da ivermectina. “Quero explicar porque os médicos do COE [Comitê de Operações Emergenciais] escolheram a ivermectina ao invés da hidroxicloroquina. A ivermectina é um medicamento que se usa para crianças e não vai ser distribuído como se fosse bala”, disse Rangel. “Já a hidroxicloroquina teria problemas como a palpitação e o aumento da frequência cardíaca”, disse Rangel. 

O que é a ivermectina 

Trata-se de um medicamento que faz parte do grupo dos antiparasitários com ação em vários vermes e parasitas como os nematódeos, em especial o Strongyloides stercolaris, além de combater ácaros como o Sarcoptes scabiei, entre outros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE