Engenharias sentem impactos da Covid-19 nos Campos Gerais

Com a pandemia do novo Coronavírus, contratações, manutenções e investimentos, foram suspensos ou paralisados pelas indústrias

Diversos setores produtivos do país sentem o impacto da crise desencadeada pela Covid-19. Com as diferentes medidas adotadas pelos governos Estaduais e Federal no Brasil, desde a segunda quinzena de março, no sentido de determinar o isolamento social e o fechamento de estabelecimentos comerciais, além da paralisação da indústria, muitos investimentos, contratações ou manutenções foram suspensos ou paralisados em todo o país. Na região dos Campos Gerais não foi diferente.

Dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR) , referentes às Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs), que são registradas por profissionais de Engenharia junto ao Conselho, mostram que a demanda por serviços nas áreas das Engenharias Mecânica e Metalúrgica, Elétrica e Segurança do Trabalho tiveram retração em 22 municípios que fazem parte das inspetorias de Ponta Grossa, Castro e Telêmaco Borba.

As emissões de ARTs nas áreas de Engenharia Mecânica e Metalúrgica reduziram 25% em abril, na comparação com março. O levantamento também mostra que o mês de abril de 2020 foi o pior desde 2016.

O recuo também é notado na Engenharia de Segurança do Trabalho. Em março de 2020 foram registradas na região 177 ARTs, já em abril foram 73, o que significa um recuo de quase 60%. Desde 2017, as emissões de ARTs na área, no mês de abril, vinham numa crescente, com um total de 123 (2017), 160 (2018) e 236 (2019).

Já na área de Engenharia Elétrica a retração foi de 22% em abril na comparação com março. A demanda pelos serviços na área, no primeiro quadrimestre deste ano, conforme os dados do Crea-PR, teve um crescimento de 10% na comparação com  o mesmo período de 2019, passando de 909 emissões de ARts para 1.013.

“A crise ocasionada pelo novo Coronavírus reduziu a demanda das indústrias por serviços de manutenção, projetos e instalações. Algumas áreas vinham numa crescente nos três primeiros meses de 2020, a exemplo da Engenharia Elétrica, mas no mês de abril a demanda despencou”, analisa o gerente da regional Ponta Grossa do Crea-PR, o Engenheiro Agrônomo Vânder Della Coletta Moreno.

A Anotação de Responsabilidade Técnica é uma importantíssima conquista da sociedade e das profissões. A ART identifica de forma legal, objetiva e rastreável, que a obra ou serviço foi planejada e executada por um ou mais profissionais legalmente habilitados pelo Crea, e que cabe exclusivamente a este, ou a estes profissionais a responsabilidade técnica pela obra ou serviço realizado, sem prejuízo às responsabilidades cíveis e criminais caso ocorram.

De acordo com a Lei nº 6.496/77, todo contrato, escrito ou verbal, para a execução de obras ou prestação de quaisquer serviços profissionais referentes às Engenharias, à Agronomia e às Geociências, fica sujeito à “Anotação de Responsabilidade Técnica” (ART). Os serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências, por se tratarem de atividades que envolvem e impactam interesses sociais e humanos, a exemplo da saúde e segurança das pessoas e também o meio ambiente, não podem ser realizados por pessoas leigas (pessoas sem formação acadêmica na área) e é através da ART que o Crea fiscaliza e controla se atividades que estão sendo executadas contam com a participação dos profissionais habilitados.

A ART é, então, um instrumento também de segurança, tanto para os profissionais, pois ela delimita até onde vai a responsabilidade de cada profissional, com também para o contratante (sociedade), pois comprova que seu prestador de serviço é um profissional registrado no Crea e, em caso de eventual má prestação do serviço ou descumprimento de obrigações contratuais, a ART é um documento essencial para provar e existência do contrato  e de sua abrangência, mesmo que a contratação tenha sido verbal.

Com informações da Assessoria de Imprensa.

Confira a Coluna RC desta Sexta-Feira (05-06)

Confira a Coluna RC desta Sexta-Feira (05-06)...

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (05/06)

Confira seu horóscopo para esta Sexta-feira (05/06)...

Uma luta de todos

Uma luta de todos...

Agronegócio: a luz em meio ao apagão econômico

Agronegócio: a luz em meio ao apagão econômico...

Charge da edição desta sexta-feira (05/06/2020) do JM

Charge da edição desta sexta-feira (05/06/2020) do JM...

Capa da edição desta sexta-feira (05/06/2020) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (05/06/2020) do JM...

Arrecadação de ICMS cai quase 14% na região em maio

Arrecadação de ICMS cai quase 14% na região em maio...

Prefeitura inicia inscrições para o selo ‘Made in PG’

Prefeitura inicia inscrições para o selo ‘Made in PG’...

BRF amplia ações protetivas em PG para prevenir a Covid

BRF amplia ações protetivas em PG para prevenir a Covid...

Aline Sleutjes indica R$ 2 mi para Hospital de Telêmaco Borba

Aline Sleutjes indica R$ 2 mi para Hospital de Telêmaco Borba...

Explosão de casos faz Rangel tomar medidas restritivas em PG

Explosão de casos faz Rangel tomar medidas restritivas em PG...

Bar.baridade inova com o delivery de pratos e oferta de drinks

Bar.baridade inova com o delivery de pratos e oferta de drinks...

RodoNorte distribuirá kits para o projeto ‘Vidas na Estrada’

RodoNorte distribuirá kits para o projeto ‘Vidas na Estrada’...

Confira a Coluna RC desta Quinta-Feira (04-06)

Confira a Coluna RC desta Quinta-Feira (04-06)...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS