PUBLICIDADE

PG se despede neste sábado de Epaminondas de Barros

‘Seo Barros’, como era conhecido pela população, construiu uma grande história em Ponta Grossa

‘Seo Barros’ estava internado no Hospital Unimed, para tratar de uma pneumonia. Ele completou 92 anos no último dia 15
‘Seo Barros’ estava internado no Hospital Unimed, para tratar de uma pneumonia. Ele completou 92 anos no último dia 15 -

‘Seo Barros’, como era conhecido pela população, construiu uma grande história em Ponta Grossa

Ponta Grossa se despede neste sábado (23), de Epaminondas Xavier de Barros, 92. , Fundador do Instituto Educacional Duque de Caxias, ele morreu nessa sexta-feira (22), no Hospital da Unimed, onde estava internado desde à semana passada, para tratamento de uma pneumonia. O corpo está sendo velado na sede da Guarda Mirim, na Vila Estrela. O sepultamento acontece às 10h30, no Cemitério do Jardim Paraíso.

‘Seo Barros’, como era conhecido, construiu uma grande história em Ponta Grossa, sendo reconhecido por suas inúmeras ações na área de assistência social. Benfeitor, ajudou milhares de crianças, adolescentes e adultos com suas inúmeras instituições. Um dos seus grandes legados foi a criação da Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João, que atende crianças e adolescentes, de 5 a 17 anos, há mais de 50 anos. O projeto com cunho social ocorre em contraturno, possibilitando noções de cidadania e desenvolvimento aos jovens atendidos.

Epaminondas Xavier de Barros nasceu em 15 de novembro de 1927 na cidade de Guarapuava, mas vivia em Ponta Grossa desde 1937. Foi ferroviário por 35 anos, tendo se aposentado em 1984. Em agosto de 1965 fundou o Instituto Educacional Duque de Caxias, que baseado na filosofia e doutrina espírita, com recursos da comunidade e de forma gratuita, presta serviços assistenciais às pessoas carentes de Ponta Grossa e região com o objetivo de proporcionar a eles uma vida mais digna e perspectiva de um futuro melhor. 

Tem por principal objetivo dar as diretrizes de funcionamento às muitas outras Unidades Assistenciais a ele vinculadas, por exemplo, a Escola de Guardas-Mirins Tenente Antonio João, Casa Assistencial Espírita Nosso Lar, Recanto Espírita Maria Dolores, Casa do Caminho Tia Telma, Aldeia Espírita da Criança Dr. David Federmann, Unidade de Desintoxicação e Tratamento Irmã Florence, além de inúmeras creches espalhadas em diferentes pontos da cidade. Foi também autor dos livros “História Dentro da História”, “A Nossa História” e “Tareco – A História de Uma Vida” e “Ensaio ao Evangelho do Aprendiz Maçon”, todos com receita revertida em benefício das obras que ajudou a fundar.

’Seo Barros’ deixa ensinamentos

A morte de Epaminondas Xavier de Barros, 92, ocorrida nessa sexta-feira (22), em Ponta Grossa, provocou grande comoção, na cidade. Nas redes sociais, amigos, familiares, lideranças políticas e entidades, manifestaram sentimento de pesar, bem como exaltaram a importante contribuição dele em ações sociais no Município e no fortalecimento dos projetos na Guarda Mirim. Era uma das pessoas mais respeitadas e influentes da sociedade ponta-grossense.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE