PUBLICIDADE

Mundo Senai traz diversas atividades gratuitas

Evento acontece em oito unidades do Senai da região e participação é gratuita em oficina de robótica, minicurso de energia fotovoltaica e hackathon

Com o objetivo de despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, o Sistema Fiep, por meio do Senai no Paraná, promove a 11ª edição do Mundo Senai nos dias 21 e 22 de novembro.  “Durante o evento abrimos as portas de unidades em todo o estado para convidar a comunidade para saber mais sobre a nossa formação profissional com uma programação especial”, conta Vanessa Frason, gerente de Educação Profissional do Sistema Fiep.

Gratuito e aberto ao público, o evento acontecerá em oito unidades Senai da região: Ponta Grossa, Castro, Telêmaco Borba, Jaguariaíva, São Mateus do Sul, União da Vitória, Guarapuava e Irati. 

Em Ponta Grossa, por exemplo, os destaques da programação são a orientação profissional, a feira da aprendizagem com exposição das empresas da região e o Grand Prix de Inovação com Hackathon de melhorias para as indústrias. Em Castro, haverá oficina de robótica e ginástica laboral, além de palestra sobre recursos humanos e orientação para confecção de currículo. Em Telêmaco Borba, palestras sobre as profissões e cursos técnicos para 2020; apresentação da metodologia e oficinas do Colégio Sesi, além do programa de robótica; apresentação do processo de fabricação de celulose e papel; e campeonato de vídeo game. 

Já em Jaguariaíva, a programação engloba apresentações de projetos premiados no Ficiência; oficina de robótica; orientação profissional; além de palestras sobre automação na indústria 4.0 e manutenção industrial. Em São Mateus do Sul haverá visita guiada pelos laboratórios e toda estrutura da unidade e exposição dos projetos tecnológicos e de robótica desenvolvidos por alunos dos cursos técnicos.

Em União da Vitória os visitantes poderão assistir a palestras sobre as profissões na indústria e oportunidades na região; exposição de trabalhos de alunos; mostra de Oficinas do Colégio Sesi e muito mais. Em Guarapuava terá exposição de trabalhos e protótipos de alunos; palestra sobre as profissões com maior demanda no mercado e cadastramento de estudantes para encaminhamento para aprendizagem industrial. Para terminar, em Irati acontecerá minioficina de robótica; minicurso de Energia Fotovoltaica; torneio de games; e palestra sobre Longevidade e Produtividade. 

Voltado para estudantes e empresários, o evento pretende facilitar a escolha profissional, estimular a interação entre alunos e fomentar as parcerias entre indústrias e a instituição. 

Estes são apenas alguns exemplos da extensa programação de cada unidade, que está completa aqui: evento.mundosenai.com.br.

De acordo com uma pesquisa da FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), os alunos egressos do Sistema Fiep têm mais empregabilidade; mais chances de ascender na carreira; estão satisfeitos com o setor industrial e ainda têm expectativas alinhadas com as do mercado de trabalho. Três mil, quinhentos e oitenta e três alunos egressos do Sesi, Senai e Faculdades da Indústria que finalizaram os cursos de 2015 a 2017, e 1069 externos foram entrevistados. De acordo com o estudo, ex-alunos do Sistema Fiep têm 50% mais chance de trabalho com carteira assinada e 34% a mais de chances de serem promovidos – para quem tem ensino superior, o índice é mais alto: 43%. Além disso, 62% consegue um emprego em até 6 meses e 56% são muito satisfeitos com sua situação profissional.

Serviço

Mundo Senai Campos Gerais

Aberto ao público e gratuito

Quando: 21 e 22 de novembro

Onde: 

Senai Ponta Grossa

Senai Castro

Senai Telêmaco Borba 

Senai Jaguariaíva

Senai São Mateus do Sul

Senai União da Vitória

Senai Guarapuava

Senai Irati

Programação: evento.mundosenai.com.br

SOBRE O SISTEMA FIEP

O Sistema Fiep é composto pela Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Serviço Social da Indústria (Sesi), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL). As instituições trabalham integradas em prol do desenvolvimento industrial. Com linhas de atuação complementares, realizam a interlocução com instâncias do poder público, estimulam o fomento de negócios nacionais e internacionais, a competitividade, a inovação, a tecnologia e a adoção de práticas sustentáveis, e oferecem serviços voltados à segurança e saúde dos trabalhadores, à educação básica de crianças, jovens e adultos, à formação e aperfeiçoamento profissional, à formação de nível superior, além de capacitação executiva. Sistema Fiep: nosso i é de indústria.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE