PUBLICIDADE

PG é referência na América no cuidado com os animais

Segundo a World Animal Protection, Ponta Grossa fica entre as 10 primeiras da América Latina no prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’

Segundo a World Animal Protection, Ponta Grossa fica entre as 10 primeiras da América Latina no prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’
Segundo a World Animal Protection, Ponta Grossa fica entre as 10 primeiras da América Latina no prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’ -

Segundo a World Animal Protection, Ponta Grossa fica entre as 10 primeiras da América Latina no prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais’

Ponta Grossa se destacou entre as melhores colocadas no prêmio internacional criado pela organização World Animal Protection, que reconhece as melhores estratégias utilizadas pelos municípios latino-americanos para lidar com populações de cães e gatos.

As ações desenvolvidas pela Prefeitura garantiram a cidade o prêmio entre as 10 melhores colocadas da América Latina na 1ª edição do prêmio ‘Cidade Amiga dos Animais – Melhores práticas no manejo humanitário de cães e gatos’, da World Animal Protection Brasil. A disputa foi acirrada e muitas cidades ficaram próximas do empate.

“Receber este reconhecimento nos mostra que estamos no caminho certo, estamos trabalhando e desenvolvendo estratégias para alcançar os melhores resultados para nossa cidade. Quem acompanha a trajetória do governo saber a importância dada as causas dos animais, sabe o quanto lutamos para trazer novidades, benfeitorias e qualidade de vida para esta população. Sou grato pela equipe que desenvolve e acompanha todas as ações, sem ela não conseguiríamos estes resultados”, comenta o prefeito Marcelo Rangel.

O concurso ranqueou as três primeiras cidades, onde a vencedora foi Bogotá, capital da Colômbia, 2º lugar foi a cidade brasileira de Conselheiro Lafaete em Minas Gerais e o 3º lugar ficou com a cidade de São Paulo, capital do estado de São Paulo. Dentre as 10 primeiras colocadas, duas cidades participantes são do Estado do Paraná: Curitiba e Ponta Grossa. Outras cidades latino-americanas também se destacaram como Criciúma (SC), Cidade do Panamá (Panamá), Toluca (México), Venado Tuerto (Argentina) e Vinhedo (SP).

Esta 1ª edição do prêmio internacional ‘Cidade Amiga dos Animais’ teve como objetivo principal identificar e reconhecer as melhores estratégias utilizadas pelos municípios latino-americanos para lidar com as populações de cães e gatos. Os projetos selecionados farão parte de uma publicação digital (e-book), em português, inglês e espanhol, com as ‘10 Melhores Estratégias no Manejo das Populações de Cães e Gatos’.

“Poder ser exemplo exitoso e mostrar internacionalmente as estratégias feitas em nossa cidade, sendo modelo para ser seguido, me traz muito orgulho e satisfação. Trabalhar com profissionais competentes, desafiadores e acima de tudo, amando o que faz, traz a diferença. Hoje estamos colhendo os frutos de um trabalho de anos atrás, não começamos ontem e não vamos parar amanhã. Este é um ganho para toda a população”, declara a presidente da FMS, Angela Pompeu.

A inscrição da cidade de Ponta Grossa para concorrer ao prêmio foi feita pelos gestores da Coordenação de Zoonoses, que desenvolve importantes ações relacionadas à causa animal na cidade.

Projetos em Ponta Grossa

 Dentre as ações de destaque do município estão projetos inovadores nas áreas de educação em guarda responsável, animais comunitários, registro e identificação com microchipagem, prevenção de mordeduras, autuação de maus tratos com denúncias direcionadas a Guarda Municipal, além do controle reprodutivo de cães e gatos através do Castramóvel e Clínicas Veterinárias conveniadas.

Ponta Grossa também conta com o Centro de Referência de Animais em Risco (CRAR), um lar temporário para animais de rua, lá eles recebem todo o tratamento necessário e depois são disponibilizados para adoção. E ainda, a Prefeitura lançou o projeto Patrulha Animal, para atendimento de animais de rua que estejam com algum tipo de trauma, o atendimento é solicitado pela população através da Guarda Municipal (153). 

“Em parceria com clínicas veterinárias credenciadas, organizações não governamentais e também da sociedade civil, escolas e unidades móveis de esterilização e educação em saúde, somado com as estratégias multidisciplinares e os novos protocolos de atuação, o município têm desenvolvido um trabalho pautado em políticas públicas permanentes e sustentáveis beneficiando cães e gatos de rua”, destaca o médico veterinário e coordenador da Zoonoses, Leandro Inglês.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE