PUBLICIDADE

Escritor de Castro participa de contação de histórias

As histórias de Castro escolhidas para compor o livro da AMCG foram a A Serpente de Castro’ e ‘O Monstro do Rio Iapó’

As histórias de Castro escolhidas para compor o livro da AMCG foram a A Serpente de Castro’ e ‘O Monstro do Rio Iapó’
As histórias de Castro escolhidas para compor o livro da AMCG foram a A Serpente de Castro’ e ‘O Monstro do Rio Iapó’ -

As histórias de Castro escolhidas para compor o livro da AMCG foram a 'A Serpente de Castro’ e ‘O Monstro do Rio Iapó’ 

Pesquisadores, historiadores, grupo de teatro e alunos foram envolvidos no resgate dos “Contos e Lendas dos Campos Gerais” no município de Castro. O projeto está sendo desenvolvido pela Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) em parceria com as Secretarias de Cultura de seus 19 municípios. Em Castro, o projeto contou ainda com a parceria do Museu do Tropeiro, que realizou resgate da história, costumes e folclore da localidade.

A primeira etapa do projeto em Castro ocorreu ainda no mês de maio. O escritor castrense João Maria Ferraz Diniz, autor do livro "Lendas, Mitos e Profecias nas Paragens do Iapó - o mundo supersticioso dos Tropeiros" foi chamado para contar sobre sua obra e os causos descobertos por meio de sua pesquisa. “Nesse encontro com crianças e adolescentes, o pesquisador detalhou várias lendas, com explicações sobre a origem e significado de cada uma delas”, relatou a diretora do Museu do Tropeiro, Amélia Podolan Flugel, lembrando que o autor enriqueceu a narrativa com imagens e bonecos relacionados aos temas.

“O projeto ‘Contos e Lendas’ se destacou como uma importante oportunidade de transmitir às novas gerações o mundo imaginativo e fantástico de antigamente”, avaliou o escritor e pesquisador do tema. Após apresentação na Roda de Conversa, os alunos escolheram as duas lendas para compor o projeto: “A Serpente de Castro” e “O Monstro do Rio Iapó". “Essas são duas histórias que já fazem parte do imaginário popular dos castrenses”, ressalta Amélia, lembrando-se de uma das imagens que compõe o cenário do Rio Iapó, a serpente.

Foi esta lenda que foi representada e compôs o quadro “Contos e Lendas dos Campos Gerais” que foi exibido nas telas de TV no programa Tribuna da Massa. “O monstro do Rio Iapó” ganhou encenação do Grupo de Teatro EnCena. “O projeto proporcionou aos alunos esta experiência incrível de atuar para a televisão. Método totalmente diferente do trabalhado em sala. Desta maneira os alunos saíram da sua zona de conforto, trazendo o conhecimento histórico e cultural", destacou o professor e chefe do setor de oficinas teatrais, Mateus Ribeiro.

Para fazer este trabalho diferenciado, Ribeiro pôs-se a fazer nova pesquisa. Enredo e pesquisa de figurino foram realizados para que os alunos representassem tal história. Nas margens do Rio Iapó o causo foi encenada. Veja no link abaixo.

No município de Castro, o resgate histórico e cultural por meio da participação popular foi destacado pelos envolvidos. "Vejo esse projeto como uma possibilidade de enriquecimento cultural, proporcionando às crianças o encontro com o passado de forma lúdica e divertida ", destacou a superintendente de Cultura, Gisele Coradassi. 

Serpente

Além do monstro escondido no Rio Iapó, Castro conta com uma serpente que habita suas profundezas. É o que a história “A Serpente de Castro” irá contar no Box de livros que a AMCG irá lançar nos próximos meses. “Nosso projeto é amplo. Já ficamos muito contentes com a movimentação e envolvimento da população dos municípios com o resgate dos ‘Contos e Lendas’”, destaca a diretora da Associação, Katiane Pires, ressaltando que a proposta é deixar registrado nos livros, além dos quadros televisivos, todo este resgate. “Assim queremos valorizar e eternizar nossa cultura”, finalizou.

 Conheça a história d‘O monstro doRio Iapó’

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE