Setembro Amarelo promove a prevenção do suicídio em PG

Abrace UEPG é um projeto que tem como objetivo tratar a saúde mental dos jovens, dentro da universidade

Com o objetivo de alertar a população sobre o número de pessoas que praticam atos contra a própria vida, desde 2015, o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a Prevenção do Suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, segundo dados da OMS.

Nessa quarta-feira (4), participantes do Programa UEPG Abraça realizaram panfletagem nos restaurantes universitários dos campi da UEPG para divulgar os atendimentos ofertados pelo projeto. O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o Programa UEPG Abraça e o Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (CAEM) desenvolvem durante os dias 9 e 12 de setembro, uma série de atividades que visam informar e acolher toda a comunidade universitária que precise de apoio. 

A partir das 11h30 da semana que vem na Central de Salas do campus Uvaranas da UEPG, a iniciativa promove eventos de integração com os estudantes. No dia 9 de setembro a ação será “Que tal um abraço?”. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a atividade desenvolvida será “Volte a ser criança!”. No dia seguinte, 11, acontece uma oficina de Yoga, e as atividades se encerram na quinta-feira, 12, com uma Seção Relax e Acolhimento ao Programa UEPG Abraça.

A professora coordenadora do Programa UEPG Abraça, Lara Simone Messias Floriano, ressalta a necessidade de discutir assuntos que envolvem a saúde mental dentro da universidade e que os estudantes necessitam de iniciativas que lhes ofereçam apoio. “A literatura indica que a população de universitários apresenta sintomas de depressão e ansiedade em maior frequência do que as outras amostras populacionais. Também são observadas maiores taxas de estresse entre os estudantes. Considerando o tempo que alunos passam em instituições de ensino superior, devemos reconhecer os impactos que essas instituições geram em suas vidas – tanto os benefícios, quanto os prejuízos. As universidades também são espaços de promoção de saúde e proteção da vida”, explica a coordenadora.

 

O Programa UEPG Abraça

O Programa UEPG Abraça foi criado pela Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018-2022) e tem por objetivo oferecer acolhimento e acompanhamento psicossocial, voltado para a comunidade da UEPG (discentes, docentes e agentes universitários). Com equipe multidisciplinar, o Programa é composto por psicólogos, enfermeiras, assistente social e psiquiatra, que realizam escuta diferenciada e apoio para o enfrentamento dos transtornos mentais, uso/abuso de álcool, outras drogas e prevenção/posvenção do suicídio. 

O atendimento é gratuito e sigiloso e são realizadas consultas individuais e/ou com participação dos seguintes grupos: ansiedade e depressão, suporte ao luto, apoio a pós-graduação, suporte a residentes do HU, grupos LGBT, saúde mental e bem estar, apoio a servidores da UEPG/HU.


Confira abaixo os atendimentos que o Programa UEPG Abraça oferece:

Grupo Terapêutico – Controle de Ansiedade e Depressão

O grupo tem como objetivo oportunizar reflexões a respeito da ansiedade e depressão no cotidiano acadêmico da UEPG. Os encontros acontecem às 15h30, semanalmente às segundas-feiras na Sede do Programa UEPG Abraça.


Bem-estar e Relaxamento

O grupo tem como objetivo promover relaxamento por meio de técnicas de controle de ansiedade em situações acadêmicas. Os encontros acontecem quinzenalmente às quartas-feiras, às 8h30 na Sede do Programa UEPG Abraça.


Grupo Terapêutico LGBTS+

Grupo de escuta e acolhimento para o público LGBTS+ e acontece semanalmente nas quartas-feiras às 13h30 na Sede do Programa UEPG Abraça.


Grupo Terapêutico Pós-graduandos

O grupo tem como objetivo oferecer apoio aos estudantes de pós-graduação da UEPG. Os encontros acontecem quinzenalmente às terças-feiras na Sede do Programa UEPG Abraça.


Grupo de Acolhimento Diurno e Noturno

Acolhimento rápido do sofrimento por Assistente Social, Enfermagem e Psicóloga. Há plantões noturnos todas as segundas-feiras das 18h-20h. Semanalmente os atendimentos funcionam às 14h na Sede do Programa UEPG Abraça.


Suporte nos Locais de Trabalho da UEPG

Oferece acolhimento e atendimento das demandas de saúde mental dos servidores da UEPG. O horário e o local dos atendimentos devem ser consultados junto a Sede do Programa.  

A sede do Programa UEPG Abraça está localizada em anexo a Farmácia Escola, próximo ao Bloco M no Campus Uvaranas e o expediente é de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h.. Para inscrições ou dúvidas, entre em contato por telefone (42) 2102-8659 e por Whatsapp através do número (42) 99141-8937, e por email: [email protected]

 Com informações da Assessoria de Imprensa 

Veredicto para a Souza Naves

Veredicto para a Souza Naves...

Capa da edição desta terça-feira (07/07/2020) do JM

Capa da edição desta terça-feira (07/07/2020) do JM...

Charge da edição desta terça-feira (07/07/2020) do JM

Charge da edição desta terça-feira (07/07/2020) do JM...

Justiça derruba pedido de paralisação das obras na Souza Naves

Justiça derruba pedido de paralisação das obras na Souza Naves...

Prefeitura busca melhor formato para Terminal Santa Paula

Prefeitura busca melhor formato para Terminal Santa Paula...

Confira seu horóscopo para esta Segunda-feira (06/07)

Confira seu horóscopo para esta Segunda-feira (06/07)...

Rodoviária de PG continua sem previsão de reabertura

Rodoviária de PG continua sem previsão de reabertura...

Elizabeth destaca experiência na vida pública e força do PSD

Elizabeth destaca experiência na vida pública e força do PSD...

Rudolf viabiliza doação de projeto de interiores para HU

Rudolf viabiliza doação de projeto de interiores para HU...

Mais de 60% das empresas perderam faturamento no PR

Mais de 60% das empresas perderam faturamento no PR...

Secretaria de Saúde atualiza normas para atividades religiosas

Secretaria de Saúde atualiza normas para atividades religiosas...

Paraná segue sem registro de novos casos de sarampo

Paraná segue sem registro de novos casos de sarampo...

MP-PR estipula R$ 100 mil em multa para festa clandestina

MP-PR estipula R$ 100 mil em multa para festa clandestina...

Estado envia 2 mil máscaras de acrílico para servidores

Estado envia 2 mil máscaras de acrílico para servidores...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS