PUBLICIDADE

Setembro Amarelo promove a prevenção do suicídio em PG

Abrace UEPG é um projeto que tem como objetivo tratar a saúde mental dos jovens, dentro da universidade

Abrace UEPG é um projeto que tem como objetivo tratar a saúde mental dos jovens, dentro da universidade
Abrace UEPG é um projeto que tem como objetivo tratar a saúde mental dos jovens, dentro da universidade -

Abrace UEPG é um projeto que tem como objetivo tratar a saúde mental dos jovens, dentro da universidade

Com o objetivo de alertar a população sobre o número de pessoas que praticam atos contra a própria vida, desde 2015, o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre a Prevenção do Suicídio. Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos e o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos, segundo dados da OMS.

Nessa quarta-feira (4), participantes do Programa UEPG Abraça realizaram panfletagem nos restaurantes universitários dos campi da UEPG para divulgar os atendimentos ofertados pelo projeto. O dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio e o Programa UEPG Abraça e o Centro Acadêmico de Engenharia de Materiais (CAEM) desenvolvem durante os dias 9 e 12 de setembro, uma série de atividades que visam informar e acolher toda a comunidade universitária que precise de apoio. 

A partir das 11h30 da semana que vem na Central de Salas do campus Uvaranas da UEPG, a iniciativa promove eventos de integração com os estudantes. No dia 9 de setembro a ação será “Que tal um abraço?”. No Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a atividade desenvolvida será “Volte a ser criança!”. No dia seguinte, 11, acontece uma oficina de Yoga, e as atividades se encerram na quinta-feira, 12, com uma Seção Relax e Acolhimento ao Programa UEPG Abraça.

A professora coordenadora do Programa UEPG Abraça, Lara Simone Messias Floriano, ressalta a necessidade de discutir assuntos que envolvem a saúde mental dentro da universidade e que os estudantes necessitam de iniciativas que lhes ofereçam apoio. “A literatura indica que a população de universitários apresenta sintomas de depressão e ansiedade em maior frequência do que as outras amostras populacionais. Também são observadas maiores taxas de estresse entre os estudantes. Considerando o tempo que alunos passam em instituições de ensino superior, devemos reconhecer os impactos que essas instituições geram em suas vidas – tanto os benefícios, quanto os prejuízos. As universidades também são espaços de promoção de saúde e proteção da vida”, explica a coordenadora.

O Programa UEPG Abraça

O Programa UEPG Abraça foi criado pela Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa (2018-2022) e tem por objetivo oferecer acolhimento e acompanhamento psicossocial, voltado para a comunidade da UEPG (discentes, docentes e agentes universitários). Com equipe multidisciplinar, o Programa é composto por psicólogos, enfermeiras, assistente social e psiquiatra, que realizam escuta diferenciada e apoio para o enfrentamento dos transtornos mentais, uso/abuso de álcool, outras drogas e prevenção/posvenção do suicídio. 

O atendimento é gratuito e sigiloso e são realizadas consultas individuais e/ou com participação dos seguintes grupos: ansiedade e depressão, suporte ao luto, apoio a pós-graduação, suporte a residentes do HU, grupos LGBT, saúde mental e bem estar, apoio a servidores da UEPG/HU.

Confira abaixo os atendimentos que o Programa UEPG Abraça oferece:

Grupo Terapêutico – Controle de Ansiedade e Depressão

O grupo tem como objetivo oportunizar reflexões a respeito da ansiedade e depressão no cotidiano acadêmico da UEPG. Os encontros acontecem às 15h30, semanalmente às segundas-feiras na Sede do Programa UEPG Abraça.

Bem-estar e Relaxamento

O grupo tem como objetivo promover relaxamento por meio de técnicas de controle de ansiedade em situações acadêmicas. Os encontros acontecem quinzenalmente às quartas-feiras, às 8h30 na Sede do Programa UEPG Abraça.

Grupo Terapêutico LGBTS+

Grupo de escuta e acolhimento para o público LGBTS+ e acontece semanalmente nas quartas-feiras às 13h30 na Sede do Programa UEPG Abraça.

Grupo Terapêutico Pós-graduandos

O grupo tem como objetivo oferecer apoio aos estudantes de pós-graduação da UEPG. Os encontros acontecem quinzenalmente às terças-feiras na Sede do Programa UEPG Abraça.

Grupo de Acolhimento Diurno e Noturno

Acolhimento rápido do sofrimento por Assistente Social, Enfermagem e Psicóloga. Há plantões noturnos todas as segundas-feiras das 18h-20h. Semanalmente os atendimentos funcionam às 14h na Sede do Programa UEPG Abraça.

Suporte nos Locais de Trabalho da UEPG

Oferece acolhimento e atendimento das demandas de saúde mental dos servidores da UEPG. O horário e o local dos atendimentos devem ser consultados junto a Sede do Programa.  

A sede do Programa UEPG Abraça está localizada em anexo a Farmácia Escola, próximo ao Bloco M no Campus Uvaranas e o expediente é de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h.. Para inscrições ou dúvidas, entre em contato por telefone (42) 2102-8659 e por Whatsapp através do número (42) 99141-8937, e por email: [email protected].

 Com informações da Assessoria de Imprensa 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE