PUBLICIDADE

Congresso de Educação e Feira do Livro movimentam PG

Durante os nove dias de evento serão realizadas mais de 300 atividades, incluindo palestras, mesas de debates, oficinas, peças teatrais e contações de histórias, entre outras

O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social
O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social -

Durante os nove dias de evento serão realizadas mais de 300 atividades, incluindo palestras, mesas de debates, oficinas, peças teatrais e contações de histórias, entre outras

A Secretaria Municipal de Educação realiza, de 07 a 15 de Setembro, o VII Congresso de Educação de Ponta Grossa e a Feira do Livro 2019. Durante os nove dias de evento serão realizadas mais de 300 atividades, incluindo palestras, mesas de debates, oficinas, peças teatrais e contações de histórias, entre outras. Para participar dos eventos, qualquer pessoa pode inscrever-se no site do Congresso. Já as atividades no Parque Ambiental são todas abertas ao público, sem necessidade de inscrição prévia. A Feira do Livro será novamente na Estação Arte.

O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social'.  O título é uma referência e uma homenagem a Paulo Freire, maior educador brasileiro do século XX e que orienta práticas pedagógicas democráticas e de sucesso no mundo todo – inclusive em Ponta Grossa. O lançamento do Congresso está previsto para o dia 05 de setembro, às 19 horas, no Teatro Ópera.

Segundo a secretária de Educação, professora Esméria Saveli, o tema ilustra a própria escola pública que está sendo construída e praticada na cidade. “Somente pela via de uma escola democrática, em seu acesso e participação, em que a criança possa também dominar o conhecimento, onde se entenda que a criança tem o direito de aprender e nós, professores, temos o dever de ensinar, é possível promover a justiça social”, afirma a secretária.

O Congresso de Educação, realizado desde 2013, é uma importante ferramenta para a formação continuada dos professores da Rede. A intenção da SME é também congregar estudantes, profissionais da Educação e público em geral para ampliar a participação da comunidade na construção de uma escola pública de qualidade. “Nossa Rede Municipal de Educação tem trabalhado muito para aprimorar as políticas educacionais oferecidas para as crianças da nossa cidade. Esse esforço compreende ações em diversas áreas, desde a infraestrutura das escolas, passando pelas condições de acesso e permanência das crianças até o acompanhamento do aprendizado de cada um. Para isso é muito importante o investimento na formação permanente dos professores, e esse é o principal papel do Congresso de Educação”, conta a secretária da pasta.

Quem é “o menino que lia o mundo”?

Em 2017 a SME adotou para o Congresso o nome “Ponta Grossa Narra”, trazendo ao público o conceito de uma cidade que lê o mundo ao seu modo, escreve e constrói sua própria história, incentivando também a formação de leitores durante a Feira do Livro. Neste ano, Ponta Grossa vai narrar “A história do menino que lia o mundo” – representado pelo educador Paulo Freire. O educador teve popularizada essa alcunha a partir da obra de seu biógrafo, o escritor Carlos Rodrigues Brandão. À luz da obra de Paulo Freire, principal base metodológica para o Ensino em Tempo Integral no município, a cidade e os convidados discutirão o tema “Gestão Democrática e Justiça Social”. Além disso, Freire foi transformado no personagem que ilustra as peças de divulgação do evento e está presente em cartazes, outdoors e outros locais.

Serviço

VII Congresso de Educação de Ponta Grossa

07 a 15 de Setembro

Vários locais, conforme o evento

Inscrições: sme.pontagrossa.pr.gov.br

(Os eventos no Parque Ambiental, onde ocorre a Feira do Livro, não necessitam inscrições).

O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social
O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social O evento se chamará Ponta Grossa Narra – A história do menino que lia o mundo: Gestão democrática e Justiça social
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE