PUBLICIDADE

Alunos de PG realizam atividades sobre Meio Ambiente

<b style="font-family: &quot;Titillium Lt&quot;; color: rgb(0, 0, 0);">Semana foi realizada para destacar o tema e mobilizar todas as áreas de conhecimento em ações dos CMEIs e Escolas</b>

Alunos da Rede Municipal de Educação participaram de atividades na área de Meio Ambiente.
Alunos da Rede Municipal de Educação participaram de atividades na área de Meio Ambiente. -

Semana foi realizada para destacar o tema e mobilizar todas as áreas de conhecimento em ações dos CMEIs e Escolas

A semana que passou foi de muito aprendizado para os alunos da Rede Municipal de Educação na área do Meio Ambiente. Quase a totalidade das 145 Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil participou de alguma ação relacionada ao tema meio ambiente, que mobilizou vários setores sociais para discutir a questão ao longo da Semana do Meio Ambiente.

Boa parte dos professores aproveitou para realizar etapas de projetos amplos, realizadas ao longo de todo o ano, com atividades lúdicas e pedagógicas. “O meio ambiente é trabalhado dentro da Rede Municipal de maneira transdisciplinar dentro do currículo escolar, durante o ano todo”, anota Aparecida Castanho, coordenadora de projetos da SME.

O tema é tratado de maneira estratégica pelas equipes pedagógicas e professoras de todo município, para que circule por todas as disciplinas: Língua Portuguesa, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Arte, Formação Humana/Ensino Religioso e Educação Física.

Um exemplo foi a Escola Municipal Professor Ivon Zardo, onde a Língua Portuguesa esteve presente nas produções textuais coletivas de receitas como a da ‘cuca de banana’, fruto da campanha de arrecadação de materiais recicláveis. Durante a Semana do Meio Ambiente, toda a escola arrecadou 1.324 quilos de recicláveis, que foram trocados no caminhão do Programa Feira Verde, recebendo de volta 331 quilos de frutas e verduras.

Noções de Ciências Humanas e Matemática estão presentes também na Educação Infantil, como no CMEI João Haddad, ensinando a contabilizar a produção da horta e o planejamento dos canteiros, além de ensinar sobre as origens dos alimentos e como os orgânicos contribuem para uma vida de qualidade.

As áreas de Arte e Educação Física foram trabalhadas em blitz do meio ambiente, como as do CMEI Izaura Maia Wolochate, que levou para a comunidade folders para a conscientização e mudas de plantas, entregues nas ruas do centro de Ponta Grossa. A Escola Eloy Havrechack também fez algo diferente: os alunos deslocaram-se de Itaiacoca para realizar ações no centro da cidade.

A área de Ciências da Natureza originou trabalhos sobre compostagem, por meio do reator construído no CMEI Marjorie Bitencourt com apoio do curso de Química da UEPG. Lá os alunos aprendem como transformar as sobras das refeições em adubo para a horta da escola, onde todos os dias há grupos de alunos realizando a mistura da compostagem e colocando-a no reator.

As crianças receberam diversos aprendizados, desde liberdade do bem estar animal até primeiros socorros. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) no Brasil foram cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães abandonados em 2018. Para Érika Zanoni, coordenadora dos Mascotes da Alegria, o amor pelos bichos é ensinado. “É uma grande oportunidade de mostrar que os animais são seres sencientes (sentem alegria, tristeza, raiva e medo)”, revela Érika, fundadora do grupo.

Informações da Assessoria de Imprensa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE