PUBLICIDADE

Carambeí intensifica vacinação contra a febre amarela

A partir desta quinta, postos de saúde receberão novas doses da vacina e amplia campanha de imunização para a população

No fim do mês passado, macaco foi encontrado morto na área rural de Carambeí
No fim do mês passado, macaco foi encontrado morto na área rural de Carambeí -

A partir desta quinta, postos de saúde receberão novas doses da vacina e amplia campanha de imunização para a população

O município de Carambeí (região dos Campos Gerais) intensifica a vacinação contra a febre amarela a partir desta quinta-feira (4), com a disponibilidade das doses em todas as Unidades Básicas de Saúde, das 9h às 11h e 13h30 às 16h. A secretaria Municipal de Saúde avisa que o município está em alerta para doença e a única forma de evitar a doença é a vacinação.

Todos acima de 9 meses até 59 anos e gestantes, em qualquer idade gestacional, deverão receber a dose única. Acima dessa idade, 60 anos, a vacinação deve ser realizada quando não há histórico de doenças. No ato da vacina é necessária a apresentação da Carteira de Vacinação, RG e Cartão SUS. Médicos, enfermeiras, técnicas, agentes de Saúde e Endemias participaram no dia 2 capacitação para atuarem na frente de combate à febre amarela.

No sábado (6), equipes de vacinação estarão na Unidade Básica de Saúde do Catanduvas, das 9h às 16h, na UBS Nova Holanda, das 8h às 16h e haverá ainda equipes volantes na Vila Esperança e nas proximidades da PR-151, para vacinar os vendedores de pinhão.

Outro mutirão de vacinação acontecerá no dia 13 com equipes volantes na Vila Esperança, PR-151, na região do Catanduvas – Alagados, Ponte Preta, Ronca Porco, Campina do Jotuva, Limpo Grande, Catinha, Campina do Carambeí e redondezas da Capela Imaculada Conceição. Também nas localidades de Tainha, Lajeado, Cassandoca e Areião. No dia 27, a ação será nas localidades de Barbados, Balsa do Rio Tibagi, São João, Santa Cruz, Santo André, Mangabeira, Nogueira, Pilatos e Sanepar.

Para aqueles que comprovarem a vacinação por meio do registro na Carteira de Vacinação não é necessário receber outra dose, porém é preciso comparecer a uma Unidade Básica de Saúde em posse desse documento para fazer a comunicação no sistema do Ministério da Saúde.

O risco da febre amarela silvestre no município é alto devido aos macacos encontrados mortos, pela doença, em Castro e Ponta Grossa, municípios limítrofes de Carambeí. Em Carambeí, no dia 26 de março, também foi recolhido na área rural do Catanduvas um macaco Bugio, sem vida, e encaminhado para exame no Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen).

Diante desse quadro consultores e pesquisadores do Ministério da Saúde, junto a uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde e secretaria Municipal de Saúde realizaram expedições na área rural do Catanduvas à procura de possíveis macacos doentes ou mortos e também para coleta dos dois mosquitos Haemagogus e do gênero Sabethes, que são os transmissores, ciclo silvestre, do vírus da Febre Amarela. Na oportunidade também foram vacinados moradores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE