PUBLICIDADE

'Caminhos dos Campos Gerais' destaca 50 anos da UEPG

A 10ª edição do livro-anuário vai ressaltar a importância da instituição de ensino no desenvolvimento dos Campos Gerais

Reunião teve a presença de Diego Cavalli, Eloir Rodrigues, Niltonci Batista Chaves, Alvicio Vicente Rocha, Clóris Blanski Grden, Patricia Camera Varella, Lucas Matos e Mário Martins
Reunião teve a presença de Diego Cavalli, Eloir Rodrigues, Niltonci Batista Chaves, Alvicio Vicente Rocha, Clóris Blanski Grden, Patricia Camera Varella, Lucas Matos e Mário Martins -

A 10ª edição do livro-anuário vai ressaltar a importância da instituição de ensino no desenvolvimento dos Campos Gerais

A 10ª Edição do livro-anuário Caminhos dos Campos Gerais terá como tema a participação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) na transformação dos Campos Gerais em polo de desenvolvimento econômico e social do Paraná. O material produzido pelo Portal aRede e Jornal da Manhã remete ao aniversário de 50 anos da instituição e será publicada em julho de 2019.

O anuário terá um resgate histórico da instituição, percorrendo a fundação da universidade em 1959 e os caminhos que a levaram a ser referência em ensino, pesquisa e extensão no estado. A publicação também tratará das contribuições da UEPG para a sociedade através dos projetos desenvolvidos na região.

Para o reitor da UEPG, Miguel Sanches Neto, o anuário permitirá à comunidade entender a importância das atividades da universidade na região. “A presença da história desses 50 anos da UEPG no anuário é fundamental, vai ajudar a divulgar a importância dessa instituição para toda a comunidade dos Campos Gerais. É uma honra para UEPG ser tema do Anuário 2019”, afirma.

Mostrar a ligação entre os trabalhos desenvolvidos pela universidade e o desenvolvimento da região é o ponto central da publicação. É o que explica Eloir Rodrigues, diretor do Portal aRede e JM: “O anuário tem como objetivo mostrar os potenciais dos Campos Gerais. Ao trazermos a UEPG como tema central da publicação queremos explorar como a universidade contribui para o fortalecimento e desenvolvimento da região”.

A publicação contará com a contribuição do curso de História da instituição e do Museu dos Campos Gerais para obtenção de registros fotográficos e documentais da UEPG. Através da parceria será possível mostrar a participação da universidade em diferentes momentos e setores da região.

O diretor do Museu dos Campos Gerais, Niltonci Batista Chaves, explica que a relação entre a universidade e a região foi se moldando conforme a necessidade de desenvolvimento dos Campos Gerais. “Num primeiro momento a universidade atendeu as necessidades do agronegócio, com a industrialização da região foi necessário mais profissionais capacitados e se iniciaram os cursos de pós-graduação, hoje somos referência em EAD para atender a região. Sem a UEPG os Campos Gerais não seriam os mesmos”, afirma. 

Além do levantamento histórico, o anuário trará a atualização dos indicadores socioeconômicos dos 26 municípios da região. Com dados como Produto Interno Bruto (PIB), Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e consumo, a publicação permite ilustrar o desenvolvimento dos Campos Gerais.

Anuário chega à 10ª edição destacando importantes temas

O livro-anuário Caminho dos Campos Gerais foi criado para destacar os potenciais socioeconômicos da região e trazer os indicadores de desenvolvimento dos 26 municípios que integram o projeto.

Nestes dez anos, a publicação desenvolvida pelo Portal aRede e o Jornal da Manhã já trouxe temas como inovação, agronegócio, empreendedorismo e as transformações nas cidades. Os dados coletados nesse período ajudam a mostrar o potencial dos Campos Gerais e são vitrine para conquistar investidores, fomentar o turismo e atrair novos moradores para a região.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE