Patrulha Escolar beneficia 1,6 milhão de estudantes

São crianças e adolescentes beneficiados pelo Programa Educacional de Resistências às Drogas e Violência, desenvolvimento pelo Batalhão, que comemora 11 anos de atividade 

O Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) alcançou em 11 anos de atividades 1,6 milhão de estudantes com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). A marca foi comemorada nesta terça-feira (19), em Curitiba, durante a solenidade de aniversário desta unidade da Polícia Militar do Paraná.  As ações do Batalhão  alcançam 72% da comunidade de escolas da rede estadual, com 105 municípios atendidos pelo programa.

Policiais militares e profissionais da comunidade que fazem parte da história do BPEC foram condecorados na cerimônia. O comandante da unidade, tenente-coronel Mario Jorge Alves Lopes, explicou que a presença de policiais militares no ambiente escolar faz a diferença no trabalho preventivo e educacional com os alunos.

“Os serviços prestados são relevantes, com uma atuação direta através de palestras educativas, operações da Vizinhança Segura, buscando reforçar a interação e a prevenção a crimes, principalmente ao tráfico de drogas”, disse. Ele ressaltou que a atuação do BPEC, diferente das outras unidades operacionais da PM, tem um público-alvo específico e um trabalho preventivo que supera o número de apreensões e prisões.

“Cerca de 97% de nossas ações têm caráter educativo e somente 3% referem-se a ações ostensivas e de cunho repressivo, ou seja, agimos na antecipação de crimes, conscientizando aos alunos sobre as consequências da prática da violência”, explicou.

HOMENAGENS - Na solenidade também foram reconhecidos os policiais, oficiais e praças que fazem parte da história do BPEC. Um dos que acompanharam essa trajetória foi o sargento Maurício Lopatiuk, que fez parte da primeira turma de instrutores do Proerd em 2000.

Ele foi um dos agraciados da medalha BPEC, destinada aos que fizeram a diferença em suas funções e alcançaram a excelência. “Hoje policiais são homenageados e reconhecidos nesses 11 anos. E mais importante que isso é a presença da comunidade nesse evento especial”, disse aos alunos do Colégio Adventista e de unidades da Região Metropolitana de Curitiba que vieram ao evento.

O BPEC recebeu o nome do Comandante-Geral da PM na época, coronel Anselmo de Oliveira, o qual foi lembrado pela persistência e dedicação pela causa. O pai dele, José Marques de Oliveira, recebeu uma homenagem pelo exemplo do filho.

Também foram homenageados oficiais e praças, da ativa e da reserva remunerada. “É uma emoção ter esse retorno do BPEC, onde trabalhei por nove anos”, disse Denise Marília Silva, capitão da PM. Ela foi condecorada junto com o subcomandante da unidade, major Dalton Gean Perovano.

Também foram entregues medalhas comemorativas ao aniversário do batalhão, medalha Mérito Escolar e da Menção Honrosa. “É uma honra para mim estar no Batalhão. Em breve farei cinco anos de instrutor do Proerd”, disse o soldado Alexsandro Almeida Custódio, que pertence a 5ª Companhia do BPEC em Ponta Grossa.

Participaram do o chefe da Diretoria de Finanças da Polícia Militar, coronel Maurício Cesar Moraes, que representou o comandante-geral da PM; o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu; o ex-comandante-geral da PM, coronel Itamar dos Santos; o presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros do Estado do Parana (Assofepar), coronel Izaias de Farias; os coronéis da reserva remunerada que foram comandantes do BPEC Antônio do Carmo; Rita Aparecida de Oliveira, Douglas Sabatini Dabul e Valdir Carvalho. Também estiveram no evento os representantes da Secretaria de Educação do Paraná.

 

Justiça obriga prefeito a decidir pelo reajuste de água em PG

Justiça obriga prefeito a decidir pelo reajuste de água em PG...

Revitalização do Alagados é estimada em R$ 30 milhões

Revitalização do Alagados é estimada em R$ 30 milhões...

Inteligência competitiva no Agronegócio: fator decisivo entre sucesso e fracasso

Inteligência competitiva no Agronegócio: fator decisivo entre sucesso e fracasso...

Capa da edição desta sexta-feira (16/08/2019) do JM

Capa da edição desta sexta-feira (16/08/2019) do JM...

Rodovias sem radares

Rodovias sem radares...

PR apresenta oportunidades do Parque de Vila Velha

PR apresenta oportunidades do Parque de Vila Velha...

Audiência pública discute ações para o Parque de Vila Velha

Audiência pública discute ações para o Parque de Vila Velha...

Vagas na Agência do Trabalhador para sexta-feira (16/08)

Vagas na Agência do Trabalhador para sexta-feira (16/08)...

Ratinho Junior exalta potencial leiteiro dos Campos Gerais

Ratinho Junior exalta potencial leiteiro dos Campos Gerais...

Bombeiros reforçam trabalho preventivo sobre queimadas

Bombeiros reforçam trabalho preventivo sobre queimadas...

Bolsonaro suspende uso de radares nas rodovias federais

Bolsonaro suspende uso de radares nas rodovias federais...

Julgamentos e fóruns são atrações do Agroleite na sexta

Julgamentos e fóruns são atrações do Agroleite na sexta...

Empresas da cadeia do leite são reconhecidas com Troféu

Empresas da cadeia do leite são reconhecidas com Troféu...

Fundação ABC lança Plataforma Sigma

Fundação ABC lança Plataforma Sigma...
Comentários

Deixe uma resposta

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Últimas Notícias

Capa do Dia

CHARGE DO DIA

REDES SOCIAIS