PUBLICIDADE

Decreto suspende licença para aterro em pedreira de PG

A autorização emergencial havia sido concedida ao consórcio em fevereiro. O documento foi obtido pela empresa após um protocolo apontar situação de calamidade no gerenciamento de resíduos em Ponta Grossa.

Imagem ilustrativa da imagem Decreto suspende licença para aterro em pedreira de PG
-

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determinou a suspensão de uma autorização emergencial concedida ao grupo Ambiental Campos Gerais, que pretendia instalar um aterro sanitário em uma pedreira na região da Bocaina em Ponta Grossa. A decisão atende a uma liminar concedida pela 1ª Vara da Fazenda Pública Ponta Grossa, em abril deste ano. 

A autorização emergencial havia sido concedida ao consórcio em fevereiro. O documento foi obtido pela empresa após um protocolo apontar situação de calamidade no gerenciamento de resíduos em Ponta Grossa. O grupo chegou a citar o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) sobre a questão do lixo, firmado entre a Prefeitura e o Ministério Público do Estado do Paraná (MPPR). 

Mas, ainda em fevereiro, o MPPR abriu um inquérito para investigar a concessão da licença emergencial. A Promotoria de Justiça questionou o uso do TAC para viabilizar um empreendimento privado e apontou, ainda, graves riscos ao meio ambiente. Isso porque, segundo o MPPR, nenhum estudo de impacto ambiental teria sido apresentado e aprovado para a operação do aterro sanitário na pedreira. O MPPR entrou com a ação e conseguiu impedir, liminarmente, continuidade ao projeto do aterro privado. 

A suspensão da licença foi oficializada pelo IAP em publicação do Diário Oficial do Município da última sexta-feira (19), divulgada no portal do Governo do Estado nesta segunda. Com a decisão, o consórcio deverá aguardar análise de todos os estudos de impacto ambiental para dar continuidade ao projeto e poder concorrer à licitação do novo aterro de Ponta Grossa. Ainda não há data para a Prefeitura reabrir a licitação que definirá um novo local para a destinação e tratamento do lixo em Ponta Grossa. No entanto, a previsão é que até junho a concorrência pública seja retomada. 

 Obras paradas

O consórcio Ambiental Campos Gerais não se manifestou sobre a nova decisão do Instituto Ambiental do Paraná (IAP). No entanto, ainda no mês passado, o grupo já havia anunciado a suspensão das obras e, inclusive, a dispensa de trabalhadores contratados para transformar a pedreira em um aterro, até que o impasse fosse resolvido. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE