PUBLICIDADE

Alunos de PG desenvolvem carro elétrico para competição

A equipe UTForce E-racing já está na fase de desenvolvimento do projeto
A equipe UTForce E-racing já está na fase de desenvolvimento do projeto -

Alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) de Ponta Grossa desenvolvem um veículo elétrico para competir na Fórmula SAE em 2017. A equipe UTForce E-racing já está na fase de desenvolvimento do projeto e arrecadação de verbas para construir um carro fórmula sustentável e que não emite carbono na atmosfera. 45 alunos de cinco cursos do Ensino Superior participam do projeto de extensão e buscam patrocínios para viabilizar a construção.

                O veículo deve ter um custo de R$ 30 mil, mas quase metade do dinheiro já foi conquistado através de patrocínios e equipamentos. O motor, a parte estrutural e o chassi já foram doados por empresas que patrocinam a UTForce E-racing. O projeto ideal construído pela equipe teria um custo de R$ 100 mil, mas para a competição será desenvolvido um veículo mais barato e viável economicamente.

                “Somos a primeira equipe do Paraná a construir um carro elétrico para competição”, destaca o capitão da equipe e estudante de Engenharia Eletrônica, Gustavo Trudes. A UTForce E-racing pretende encerrar a construção do veículo até agosto de 2017 para, em novembro, participar da Fórmula SAE. “Temos que destacar a importância de ser um carro sustentável e que não emite carbono. Acreditamos que esse projeto vai poder formar engenheiros que vão fazer a diferença”, comenta o gerente da equipe de tração e acadêmico de Engenharia Eletrônica, Thales dos Santos.

                Para conseguir a verba para a construção do veículo, a equipe busca patrocínios e deve lançar uma campanha de financiamento coletivo nas próximas semanas para adquirir as baterias do carro. A UTForce e-Racing surgiu em setembro de 2015 e visa a construção de um veículo elétrico de alto desempenho. Acadêmicos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Eletrônica e Análise de Sistemas fazem parte da equipe.

 A competição

                A Fórmula SAE 2017 deve ser realizada entre outubro e novembro do próximo ano. O veículo desenvolvido pela UTForce e-Racing deve passar por provas estáticas e dinâmicas. “A primeira parte envolve apresentação de marketing, questões ligadas ao protótipo e o relatório financeiro”, explica Trudes. Em uma segunda etapa, testes de freio e toda a parte estrutural do carro serão colocados à prova. A principal prova é uma corrida de 22 quilômetros que o veículo elétrico deverá percorrer.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE