PUBLICIDADE

Imagem de Nossa Senhora Aparecida percorrerá igrejas em PG

Neste dia 12 de outubro, chega à Diocese de Ponta Grossa a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida
Neste dia 12 de outubro, chega à Diocese de Ponta Grossa a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida -

A Cáritas, organismo da Igreja de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário, completa, em novembro, 60 anos de Brasil. Para comemorar, neste dia 12 de outubro, chega à Diocese de Ponta Grossa a imagem peregrina de Nossa Senhora de Aparecida, que está percorrendo o Brasil. Ela vem da arquidiocese de Maringá e permanece até dia 20, visitando as sedes dos projetos sociais desenvolvidos e apoiados pela Cáritas Diocesana.

No feriado desta quarta-feira (12), a imagem chega à cidade às 15 horas e será levada à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, no Núcleo 31 de Março, onde a Cáritas ajuda no funcionamento de um curso de Confeiteiro, oferecido em parceria com o Serviço de Obras Sociais. “Com recursos nossos e do fundo diocesano foram comprados os equipamentos de cozinha”, explica o presidente da Cáritas Diocesana de Ponta Grossa, diácono Luiz Cezar da Silva.  No dia seguinte, às 9 horas, a visita será à Comunidade Nossa Senhora das Graças, na Paróquia Bom Jesus, em Uvaranas, que sediou o Projeto Oficina de Chocolates, com aulas sobre como fazer doces artesanais.

Na sexta-feira, também às 9 horas, o bispo dom Sergio Arthur Braschi acompanha a imagem ao pré-assentamento Emiliano Zapata, Comunidade Nossa Senhora da Luz, em Uvaranas, onde a Cáritas mantém, de acordo com Luiz Cezar Silva, uma padaria comunitária.  “Essa peregrinação vai acontecer em alguns locais, da sede da Diocese, neste momento, até o Congresso Nacional Cáritas, que será o ponto alto do aniversário de 60 anos, mas, depois dele, a imagem voltará a passar pelas sedes dos mais de 100 projetos apoiados na Diocese”, acrescentou, Silva. O encontro nacional acontece de 8 a 13 de novembro, em Aparecida (SP). De Ponta Grossa, a imagem de Nossa Senhora Aparecida segue a Curitiba.

Missão

A atuação da Cáritas é junto aos excluídos, em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural. Existe a versão internacional e nacional da entidade. No Brasil, são182 unidades, distribuídas em cinco inter-regionais. “Sua missão é testemunhar e anunciar o evangelho de Jesus Cristo. É uma entidade registrada no Conselho de Assistência Social e que dá assessoramento, formação e tem parcerias para o trabalho com povos e populações tradicionais (índios, quilombolas) e imigrantes”, enumerou o presidente. A Cáritas desenvolve projetos ligados a mudanças climáticas, meio ambiente e saneamento, gestão de risco e gestão de resíduo, com ênfase com trabalho com catadores, além de economia solidária, atuando para a geração de emprego e renda. Apoia ainda entidades que trabalha com infância, adolescência e juventude, e, mulheres.

A atuação depende das prioridades estipuladas pelas Dioceses. Na de Ponta Grossa, a Cáritas existe há oito anos. São12 pessoas - diretoria, voluntários e uma assistente social – envolvidas no atendimento de uma população de mais de 770 mil pessoas. “Já foi encaminhado projeto ao bispo para ampliarmos essa estrutura, que já garantiu muitos frutos, mas para atuarmos ainda é preciso participação mais efetiva do clero, dos diáconos, para que nos tragam as necessidades dos 17 municípios da Diocese. Temos de ser realmente a Igreja Samaritana para chegar as pessoas e possibilitar que tenham vida digna”. 

Ludsonde Lafontant é coordenador do Grupo de Trabalho dos Migrantes da Cáritas. Do Haiti, está há dois anos em Ponta Grossa. Veio para fazer mestrado e resolveu ficar. “Entreguei minha vida, meu tempo a ajudar os demais, os que encontrava na rua com dificuldade com o idioma, com a confecção da Carteira do Trabalho, para obter emprego, lugar para morar ou conseguir documentos junto a Polícia Federal. Antes, era bem difícil, agora, via Caritas, ficou bem mais fácil”, comentou.

Roteiro

No sábado (15)

- 16h30, Retiro dos Diáconos,

-  18hs, Comunidade Deus Pai, Jardim Planalto

No domingo (16)

– Comunidade Deus Pai, matriz

Na segunda-feira (17)

– 8hs, Comunidade Deus Pai, Shangrilá

- 14hs, Presídio Hildebrando de Souza

Na terça-feira (18)

– 15 hs, Associação Nossa Senhora de Lurdes, Colônia Dona Luíza

Na quarta-feira (19)

– 14h30, Associação de Promoção à Menina (APAM)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE COTIDIANO

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE