Campos Gerais
Dayane Sovinski é reeleita em Imbaú e quer assumir AMCG
Dayane Sovinski destaca parcerias e planejamento estratégico para o desenvolvimento de Imbaú
Heryvelton Martins | 11 de outubro de 2024 - 03:01
Dayane Sovinski (PSD), atual prefeita de Imbaú, foi reeleita com maioria absoluta de votos e destacou prioridades para o novo mandato em entrevista ao Portal aRede e Jornal da Manhã nesta quinta-feira (10). Sovinski, que assume o novo mandato em janeiro de 2025, destacou os desafios de administrar uma cidade jovem, com apenas 28 anos de emancipação, e infraestrutura nova. A prefeita mencionou a superação de obstáculos como a falta de recursos e a pandemia de COVID-19, ressaltando a importância da equipe de governo e o apoio de deputados e do governador do Paraná.
Um dos grandes feitos da gestão Sovinski foi a articulação política que resultou no rateio do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) da Klabin entre os municípios da região. Esse processo, que durou anos e envolveu negociações complexas com deputados estaduais, representou uma conquista histórica para os Campos Gerais, que recebem ainda mais verba para realizar investimentos. A prefeita Dayane Sovinski destacou o trabalho em equipe e a importância da parceria com seu secretário de governo, Marcos Paulo, que assumirá a pasta de Indústria e Comércio, uma novidade para o futuro de Imbaú, visando deixar o município mais atrativo para a chegada de indústrias.
Para o novo mandato, as prioridades são a infraestrutura, principalmente a recuperação de 540 km de estradas rurais que atendem cerca de 350 agricultores familiares, e a saúde de todos os imbauense. A prefeita também enfatizou a importância da geração de empregos através da atração de indústrias para o município. Para tanto, Imbaú já adquiriu terrenos para um parque industrial e vem trabalhando na qualificação da mão de obra local, melhorando indicadores como o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Olhando para o futuro, Dayane Sovinski expressou seu interesse em assumir a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) no próximo ano. Para ela, “a experiência na gestão municipal e a capacidade de articulação política demonstradas na conquista do rateio do ICMS” a qualificam para liderar a AMCG e promover o desenvolvimento regional. A candidata reeleita acredita que sua atuação na AMCG poderá trazer os mesmos resultados positivos obtidos em Imbaú e também de todos os municipios que estão na região, impulsionando o crescimento econômico e social.
VOTAÇÃO - A candidata Dayane Sovinski (PSD) foi reeleita ao cargo de prefeita do município de Imbaú. Com 66,83% dos votos válidos, Sovinski garantiu novo mandato à frente da prefeitura local. O pleito teve Dayane Sovinski como vencedora com ampla vantagem sobre o segundo colocado, Juninho do Miro (PSB), que obteve 33,17% dos votos. Vale destacar que a candidata do PSD tenta a reeleição ao Executivo municipal, enquanto Juninho deixa o cargo de presidente da Câmara de Vereadores, que ocupa desde 2020, para disputar as eleições municipais para o cargo de prefeito.