PUBLICIDADE

Municípios pedem apoio do Estado para fomentar turismo regional

Adetur se reúne com Setu e Viaje Paraná para discutir investimentos e ações para o setor na região

Santuário Nossa Srª. das Brotas é um dos pontos turísticos de Piraí do Sul
Santuário Nossa Srª. das Brotas é um dos pontos turísticos de Piraí do Sul -

Representantes da Agência de Desenvolvimento do Turismo dos Campos Gerais (Adetur) estiveram presentes em uma reunião com a Secretaria Estadual do Turismo (Setu) e o Viaje Paraná, em Curitiba, na última quarta-feira (04). O encontro reuniu 12 Instâncias de Governança Regional (IGRs), responsáveis por fomentar o turismo em 262 municípios do Paraná. O objetivo principal da Setu foi orientar as IGRs sobre como os municípios podem acessar os projetos e programas da pasta estadual, especialmente os aprovados pela Assembleia Legislativa em novembro de 2022.

Secretaria do Turismo fortalece relação com Instâncias de Governança Regionais
Secretaria do Turismo fortalece relação com Instâncias de Governança Regionais |  Foto: Divulgação.
  

Entre os programas apresentados, estão o Paraná Mais Eventos, que visa incentivar a participação de empresas em eventos estaduais; o Paraná Mais Viagens, que objetiva estimular viagens de paranaenses no próprio estado; e o Paraná Mais Infra, que cogita fortalecer o turismo local por meio de investimentos em infraestrutura e sinalização turística. A Adetur dos Campos Gerais, que representa a região no encontro, teve a oportunidade de discutir as necessidades locais e buscar soluções para fortalecer o turismo na região.

“A região dos Campos Gerais tem sempre um papel fundamental e importante nas ações do Estado. A reunião resultou em planos para ações futuras, especialmente nas áreas de divulgação e infraestrutura turística, com a Agência preparada para o trabalho, apesar dos desafios burocráticos”, afirmou Karen Kobilarz, gerente da Adetur Campos Gerais. Segundo ela, o estreitamento de laços com o Governo Estadual é importante para que o turismo da região dos Campos Gerais consiga pleitear verbas e investir no setor.

TURISMO - Durante o encontro, foram abordados temas importantes, como o avanço do turismo no Estado e as formas de acesso a recursos públicos destinados ao setor, como o Fungetur, administrado pelo governo federal. O secretário Márcio Nunes enfatizou a importância do turismo para a geração de emprego e renda e destacou a necessidade de união entre governo, municípios e iniciativa privada para atrair mais turistas ao Paraná.

As ações do Viaje Paraná, órgão vinculado à Secretaria do Turismo, também foram apresentadas aos participantes. O diretor-presidente do Viaje Paraná, Irapuan Cortes, ressaltou a missão da entidade de promover o Estado, especialmente fora de suas fronteiras. Ele mencionou eventos e iniciativas junto aos empresários para mostrar os principais produtos, atrativos e serviços turísticos do Paraná. A diretora-geral da Setu, Camila Aragão, destacou o caráter técnico da reunião e a riqueza de conteúdo abordado.

CERTIFICAÇÃO – No encontro realizado em Curitiba, as Instâncias de Governança Regional (IGRs) foram certificadas pela Secretaria de Turismo do Estado do Paraná, com base nos resultados de uma pesquisa realizada entre os anos de 2023 e 2024. Essa certificação é válida por no máximo dois anos e permite que cada organização receba recursos públicos para o setor de turismo, com o intuito de fomentar o setor. Para os participantes, o encontro foi uma oportunidade para qualificar gestores e profissionais das instâncias que participaram do evento.

Com informações de AEN.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE