Campos Gerais
Ortigueira deve ter eleições acirrada com três chapas
O município que fica na região central do Paraná e tem 20.230 eleitores aptos para as eleições municipais de 2024
Da Redação | 08 de agosto de 2024 - 09:25
As eleições municipais de Ortigueira em 2024 já têm quatro candidatos confirmados à disputa pela prefeitura. O cenário político local se aquece com a definição das chapas que concorrerão ao cargo máximo do município. Ary de Oliveira Mattos (Progressistas), com Gilson Proença de Meira (Podemos) como vice, encabeça uma das chapas. Cezar Luhm (Novo) e Cezar Henrique Dias (Novo) formam outra chapa. A terceira chapa é liderada por Lourdes Banach (Cidadania), com Geraldo Magela do Nascimento (Cidadania) como vice. O nome de destaque fica para Ary de Mattos que tentará uma reeleição já que atualmente ocupa o cargo de prefeito pelo primeiro mandado conquistado ainda em 2020.
O município que fica na região central do Paraná e tem 20.230 eleitores aptos para as eleições municipais de 2024, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número coloca o município como um dos menores eleitorados na região dos Campos Gerais, com cada prefeiturável podendo gastar R$ 159 mil durante o período de campanha eleitoral, vale destacar que no período cada candidato deve divulgar seu plano de governo, o mesmo que deve ser protocolado junto a Justiça quando a candidatura for realmente oficializada, colocando seus nomes como candidatos a prefeito do município de Ortigueira.
HISTÓRICO - Na última vez que as urnas eletrônicas foram até o município para os eleitores escolhessem seus candidatos, o atual prefeito conquistou pouco mais de 8 mil votos, o que representou 57% do total. No segundo lugar, Roque não teve muitas chances ficando com apenas 39% do total de 14.874 votos válidos. Uma das curiosidades é que o município registrou 3.454 abstenções durante o pleito de 2020, o equivalente a 20% dos eleitores aptos da época, valor que segue a média nacional.