PUBLICIDADE

CimSaúde inicia nova linha de cuidado e qualifica atendimentos

Serviço contempla atendimentos a casos de Hipertensão Arterial e Diabetes. Pacientes com condições crônicas podem ser encaminhados aos ambulatórios de Ponta Grossa e de Castro

O Consórcio Intermunicipal de Saúde dos Campos Gerais (CimSaúde) deu início nesta semana aos atendimentos da Linha de Cuidado da Saúde de Hipertensão Arterial e Diabetes, a chamada Linha MACC. Agora, os doze municípios que compõem a 3ª Regional de Saúde poderão encaminhar os pacientes com condições crônicas aos ambulatórios de Ponta Grossa e de Castro.  “Fizemos a divisão por municípios para melhor atender todos os pacientes”, explica a diretora, Pâmella Costa.

Em Ponta Grossa haverá atendimentos na sede do Consórcio e também no edifício em que funcionava o Centro Municipal de Especialidades ao lado do Serviço de Obras Sociais (SOS). “A Prefeitura nos cedeu este espaço, que ficará exclusivo para atendimento dos pacientes pontagrossenses”, antecipa a diretora. Em Castro, os atendimentos acontecem na sub-sede do CimSaúde.

Para dar início à nova Linha de Cuidado, o Consórcio promoveu na última semana capacitação com a equipe de trabalho multiprofissional composta de cardiologista, endocrinologista, nutricionista, psicólogo, enfermeiros e pontos de apoio. “O trabalho do Qualicis é diferenciado. Os profissionais atuam em complementaridade do cuidado do outro”, esclarece a diretora, destacando que ao invés de um Sistema Único de Saúde (SUS) fragmentado, o Programa de Qualificação dos Consórcios preza por um SUS integrado e contínuo. “É uma visão holística dos pacientes”, avalia.

Processo de trabalho

Atuando em Linhas de Cuidado pela primeira vez, os profissionais de saúde conheceram o “novo” processo de trabalho. Entre os diferenciais, a estratificação de risco dos pacientes, com a porta de entrada sendo as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), as frequentes avaliações por parte da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o atendimento de pacientes de médio e alto risco, e o matriciamento.

“Teremos ainda os prontuários todos eletrônicos para garantir planos de cuidados personalizados, e um trabalho educativo, além do assistencial”, antecipa Pâmella. Para isso, a equipe passará por atualizações constantes. 

Ainda conforme a diretora, diferente do atendimento nas UBSs, o Consórcio receberá os pacientes de três a quatro vezes ao ano. “O paciente permanece na Atenção Básica dos municípios, com total apoio do CimSaúde’, finaliza.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE CAMPOS GERAIS

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE