PUBLICIDADE

PR fomenta o turismo com os Jogos da Aventura e Natureza

Primeira etapa da competição foi aberta nesse sábado (10), em Matinhos. O governador Carlos Massa Ratinho esteve no local e reforçou a opção de fazer do turismo Primeira etapa da competição foi aberta nesse sábado (10), em Matinhos. O governador Carlos Massa Ratinho esteve no local e reforçou a opção de fazer do turismo Primeira etapa da competição foi aberta nesse sábado (10), em Matinhos. O governador Carlos Massa Ratinho esteve no local e reforçou a opção de fazer do turismo

A ideia é trazer turistas para o Litoral fora também da época de veraneio
A ideia é trazer turistas para o Litoral fora também da época de veraneio -

Primeira etapa da competição foi aberta nesse sábado (10), em Matinhos. O governador Carlos Massa Ratinho esteve no local e reforçou a opção de fazer do turismo

Os Jogos de Natureza e Aventura foram abertos oficialmente neste sábado (10), em Matinhos, com vários shows que animaram o público. O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve no local e reforçou a opção de fazer do turismo, especialmente no Litoral, um dos pilares do desenvolvimento econômico e social do Paraná.

“A ideia é trazer turistas para o Litoral fora também da época de veraneio. Programar uma agenda cheia para o ano, que possa movimentar o comércio das cidades, a economia regional”, afirmou o governador. “Tudo isso reunindo essa natureza belíssima, aventura e esporte”, acrescentou.

Ratinho Junior disse ainda que em função do sucesso desta primeira fase dos Jogos, a intenção do Governo é criar um calendário fixo de eventos espalhados pelo Paraná. “Vamos ampliar o número de cidades beneficiadas por esse modelo de projeto”, reforçou.

O formato da competição é pioneiro no Brasil e permite explorar atrações e belezas naturais de 26 municípios do Estado. São cinco etapas e 29 modalidades, passando por três diferentes regiões do Paraná. A primeira, entre 10 e 18 agosto, no Litoral, terá disputas de ciclismo, beach soccer, paraquedismo e bodyboard, além de clínicas, uma espécie de oficinas para ensinar a comunidade.

“Estamos no coração da reserva da Mata Atlântica. Nossa função é equilibrar o desenvolvimento econômico com o meio ambiente, atraindo turistas para conhecer nossas belezas”, disse Márcio Nunes, secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo.

O prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, destacou que o munícipio trocou um mês tradicionalmente ruim, após o fim das férias escolares de julho, com inverno e sem feriados, por um período agitado, movimento gerado pela disputa dos Jogos. “É uma bela iniciativa do Governo, que renova os municípios do Litoral nesta época do ano. Estamos todos muito otimistas”, afirmou.

“O pessoal gosta de Morretes, sempre temos turistas e esperamos mais”, completou o prefeito do município, Osmair Costa Coelho (Marajá), apostando na divulgação dos jogos para atrair mais visitantes à cidade.

A expectativa da Esporte Paraná é que a fase inicial da competição movimente em torno de 20 mil pessoas – 2,5 mil atletas no Litoral. “Todos estão muito motivados, o Litoral ficou cheio com esse grande e inédito evento”, afirmou o diretor-presidente da Esporte Paraná Hélio Wirbiski.

CALENDÁRIO – Depois da abertura dos Jogos de Aventura e Natureza no Litoral, a competição se muda para a Região dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, no Oeste. De 7 a 15 de setembro, será realizado entre Guaíra e Entre Rios do Oeste. A terceira etapa, também no Oeste, será de 28 de setembro a 06 de outubro, entre Santa Helena e Foz do Iguaçu.

Depois, os Jogos voltam para o Litoral para a quarta fase, de 19 a 27 de outubro. O programa de competições será fechado em dezembro, na região conhecida como Angra Doce, no Norte Pioneiro, de 23 de novembro a 1º de dezembro.

CIDADES – São abrangidos pelos Jogos de Aventura e Natureza 26 municípios. No Litoral, Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Na Região Angra Doce, Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho.

Na região dos Municípios Lindeiros, Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa.

MODALIDADES – Haverá competições de pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

PRESENÇAS – Participaram também da abertura dos Jogos de Aventura e Natureza o vice-governador Darci Piana, o chefe da Casa Civil, Guto Silva, e o secretário do Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, João Carlos Ortega; o presidente da Paraná Turismo, João Jacob Mehl; e os deputados estaduais Alexandre Curi, Luiz Claudio Romanelli, Galo e Nelson Justos.

Confira todas as modalidades dos Jogos de Aventura e Natureza e como é cada uma.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MAIS DE ESPORTES

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

DESTAQUES

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

MIX

HORÓSCOPO

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE