Fisiculturista de PG conquista 1º lugar geral em competição nos EUA
Vinícius Zem conquistou o primeiro lugar geral da categoria Men’s Physique, do Califórnia Central Championship após ficar no top 1 em mais de uma categoria (overall)
Publicado: 16/09/2024, 18:50
O fisiculturista Vinícius Zem conquistou o primeiro lugar geral da categoria Men’s Physique, do Califórnia Central Championship. O título veio após o ponta-grossense ficar no top 1 em mais de uma categoria (overall) do campeonato. O evento foi realizado na Califórnia, nos Estados Unidos, no último sábado (14).
O atleta inicialmente venceu a fase inicial das categorias ‘Novice’, ‘Master’ e ‘Open’. Com isso, Vinícius se classificou para o ‘Overall’ de cada uma, onde participou de outras disputas.
Na sequência da competição, o ponta-grossense ficou novamente no topo da categoria ‘Novice’ e ‘Master’. Assim, por conta dos primeiros lugares, sagrou-se campeão geral da categoria ‘Men’s Physique’.
Para Vinícius, sua participação é mais do que a vitória, mas uma validação do seu esforço. “Participar de um campeonato de fisiculturismo no exterior e vencer é, sem dúvida, uma conquista gigantesca. É mais do que simplesmente levar um troféu para casa; é a validação de anos de trabalho duro, disciplina e sacrifício. Como atleta amador, sem patrocínio, a jornada até essa vitória foi ainda mais desafiadora’, conta.
Por se tratar de uma competição internacional, o fisiculturista afirma ter um sentimento especial. “É uma conquista além das fronteiras do meu lar. É a prova de que o trabalho árduo e a dedicação não têm limites geográficos. Essa vitória me deu a certeza de que posso competir em qualquer lugar”, disse Vinícius ao Portal aRede.
DIFICULDADES - Apesar de suas conquistas, o atleta de Ponta Grossa explica que existem barreiras que ele precisou superar para chegar ao topo. “A primeira barreira foi financeira. Sem patrocínio, tive que arcar com todos os custos praticamente: desde passagens e hospedagem até alimentação necessária para manter meu corpo no auge da preparação”, detalha.
Vinícius ainda conta que estar longe de casa também foi um fator que teve de ser superado. “As dificuldades emocionais e físicas foram intensas. Estar longe de casa, competindo em um país estrangeiro, sem uma rede de apoio tão próxima, trouxe uma carga mental significativa”, completa.
FUTURO - Agora, o fisiculturista campeão espera alcançar novos patamares e continuar competindo no esporte. “Espero que essa conquista me abra portas, quem sabe até atraindo possíveis patrocínios. Com mais suporte, poderei me dedicar ainda mais ao fisiculturismo, alcançar novos patamares e continuar representando o esporte com a mesma paixão e disciplina. Independentemente do que venha, essa vitória foi apenas o começo de algo muito maior”, finaliza.
GALERIA DE FOTOS
Com supervisão de Rodolpho Bowens.