PUBLICIDADE

Combinação de resultados pode rebaixar Operário nesta sexta

Caso não vença o CRB, time de Ponta Grossa terá de torcer contra a Chapecoense no duelo contra o Tombense

No 1º turno, em Ponta Grossa, Fantasma foi derrotado pelos alagoanos por 3 a 2
No 1º turno, em Ponta Grossa, Fantasma foi derrotado pelos alagoanos por 3 a 2 -

Sebastião Neto

@Siga-me

O Operário Ferroviário pode ter o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro confirmado já nesta sexta-feira (21). O Fantasma de Vila Oficinas entra em campo a partir das 21h30 contra o CRB (AL), no Estádio Rei Pelé, pela 36ª rodada da Série B; mas além do seu jogo na capital alagoana, o alvinegro precisará ficar ligado no duelo entre Chapecoense (SC) e Tombense (MG), marcado para 19h15 na Arena Condá.

Mais do que nunca, o Operário precisa ‘secar’ o time de Chapecó: em caso de vitória da Chapecoense, o Fantasma estará matematicamente rebaixado se empatar ou perder para o CRB. Hoje, o alvinegro tem 34 pontos na classificação da segunda divisão nacional e, caso a combinação vitória catarinense e não-vitória ponta-grossense se confirme, o Fantasma não teria qualquer possibilidade de ultrapassar a primeira equipe fora da zona de descenso – o Novorizontino, com 41 pontos e 10 vitórias. O máximo que o Operário conseguiria neste cenário seria igualar a pontuação dos paulistas, que levaria vantagem no número de vitórias (10 contra 9).

Por outro lado, se a rodada ‘ajudar’, o time de Ponta Grossa poderia voltar definitivamente a briga pela permanência na Série B: caso vença o CRB e a dupla Chapecoense e CSA (AL) - que joga nesta quinta contra a Ponte Preta (SP) – perca, o Fantasma subiria para o 17º lugar e ficaria a apenas dois pontos da ‘Chape’, que seguiria como o primeiro time fora do Z4. No caso do time alagoano, até mesmo o empate em Campinas dá a possibilidade do Operário ultrapassá-lo nesta sexta.

Em campo

Para além da frieza dos números, o Operário coleciona problemas dentro e fora de campo. Além das atuações nada convincentes nas últimas partidas e os resultados que o elenco ‘deixou escapar’ em duelo como Bahia e Vasco, o técnico Matheus Costa terá um desfalque importante: o goleiro e capitão Vanderlei, com uma fratura na mão, está fora da partida contra o CRB. Outro desfalque deve ser o zagueiro Reniê, com uma lesão muscular.

Falando em Departamento Médico, o Grupo Gestor do Fantasma confirmou durante a semana a saída do meia Leandrinho, que passou a maior parte de sua trajetória no alvinegro sofrendo com seguidas lesões. Por outro lado, o atacante Kalil enfim deve retornar ao time operariano após uma que lesão que tirou o atacante ex-Independente São Joseense dos gramados por mais um mês.

Em 2021, Fantasma ‘frustrou’ alagoanos no GK

Se nesta temporada o Operário precisa vencer o CRB para seguir vivo no Brasileirão, a situação era inversa na última rodada da Série B em 2021: o alvirrubro de Alagoas era quem precisava da vitória para seguir vivo na luta pelo acesso à Série A. Jogando no Estádio Germano Krüger e mesmo sem grandes ambições naquela oportunidade, o Fantasma derrotou o CRB por 2 a 1; porém mesmo que os alagoanos vencessem o alvinegro o acesso não viria, já que o Avaí derrotou o Sampaio Corrêa em Florianópolis.

A MATEMÁTICA ALVINEGRA

SE VENCER O CRB

Segue vivo na luta pela permanência e pode ficar a dois pontos de sair do Z4 em caso de derrota da Chapecoense e do CSA

SE EMPATAR

Vitória da Chapecoense rebaixa matematicamente o Operário, enquanto empate ou derrota dos catarinenses mantém as chances matemáticas do alvinegro de seguir na Série B em 2023

SE PERDER PARA O CRB

Vitória da Chapecoense rebaixa matematicamente o Operário, enquanto o empate dos catarinenses deixaria o Fantasma na obrigação de vencer os dois últimos jogos e torcer por duas derrotas catarinenses, além de tirar uma diferença de pelo menos 12 gols de saldo entre as equipes

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE