Guarda Mirim do Paraná inicia processo seletivo | aRede
PUBLICIDADE

Guarda Mirim do Paraná inicia processo seletivo

Imagem ilustrativa da imagem Guarda Mirim do Paraná inicia processo seletivo
-

A Rede

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Já estão abertas as inscrições para o processo seletivo 2015 da Guarda Mirim do Paraná. Serão oferecidas 280 vagas para adolescentes de ambos os sexos em situação de risco e vulnerabilidade social. Para acessar o formulário, disponível somente pela internet, basta entrar no site da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social e clicar no banner lateral “Inscrição Guarda Mirim 2015”.

Quem não tiver acesso à internet pode se inscrever usando os computadores que estarão disponíveis na sede da Guarda Mirim, que fica na Avenida Anita Garibaldi, nº 2395, no bairro Ahú, em Curitiba. O horário de atendimento é das 8h30 às 11 horas e das 13h30 às 16 horas. A inscrição é gratuita e se encerra no dia 30 de janeiro, às 16 horas.

Requisitos

Podem participar da seleção adolescentes que completam 15 ou 16 anos em 2015, moradores em Curitiba ou Região Metropolitana. No momento da inscrição, o candidato deve estar matriculado em escola regular a partir do 9º ano fundamental ou em Educação para Jovens e Adultos (EJA), em pelo menos quatro disciplinas.

Como funciona

A Guarda Mirim é um programa de inclusão social que oferece cursos de aprendizagem gratuitos para adolescentes com duração de três anos. No primeiro ano, os alunos participam do curso de Pré-Aprendizagem e Formação Cidadã, ministrado por professores da Secretaria de Estado da Educação e por policiais militares.

Durante o programa, os adolescentes recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, composta por assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e técnicos de nível superior. Também são oferecidas oficinas de música e belas artes, atividades complementares de esporte, lazer, eventos educativos, culturais, religiosos e comunitários.

Na segunda fase acontece o Curso de Aprendizagem Profissional, voltado para as áreas comercial e industrial. As aulas são oferecidas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Nessa fase, os aprendizes são encaminhados para a prática profissional em empresas conveniadas. Atualmente, mais de 100 empresas fazem a contratação dos adolescentes.

Atendimento

Fundado em 1974, o Centro de Integração Diva Pereira Gomes, conhecido como a Guarda Mirim do Paraná, é coordenado pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Além de investir na manutenção da Guarda Mirim com recursos do Tesouro Estadual, o Governo do Estado destinou mais R$ 1,5 milhão do Fundo Estadual para a Infância e Adolescência para o fortalecimento do programa. Os investimentos foram destinados à compra de uniformes, aquisição de equipamentos e reforma da biblioteca. Em quatro anos o programa já atendeu 2,45 mil adolescentes.

Informações da AEN.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE