PUBLICIDADE

Putin é reeleito presidente da Rússia, confirma TV estatal

Com 24 anos no poder, Putin se torna o presidente mais longevo da Rússia desde Josef Stalin

O favoritismo de Putin já era esperado, uma vez que seus principais concorrentes eram considerados meros "fantoches"
O favoritismo de Putin já era esperado, uma vez que seus principais concorrentes eram considerados meros "fantoches" -

Heryvelton Martins

@Siga-me

Vladimir Putin foi reeleito como presidente da Rússia, garantindo assim um quinto mandato que o manterá no poder até 2030 após encerradas as votações neste domingo (17). Com 87,87% dos votos, Putin conquistou uma vitória esmagadora, segundo os resultados oficiais preliminares divulgados pela TV estatal Russia-24.

O favoritismo de Putin já era esperado, uma vez que seus principais concorrentes eram considerados meros "fantoches", visto que apoiaram a guerra na Ucrânia e fizeram declarações públicas de apoio ao atual presidente. A votação ocorreu ao longo de três dias, iniciando na sexta-feira e encerrando no domingo, para acomodar as diferentes regiões do país, que abrangem 11 fusos horários e contam com cerca de 114 milhões de eleitores.

A eleição de Putin ocorre em um contexto de repressão implacável, que resultou na sufocação dos meios de comunicação independentes e na prisão ou exílio de críticos ao governo, incluindo Alexei Navalny, líder da oposição, que faleceu em fevereiro deste ano. Durante a votação, houve relatos de vandalismo em locais de votação, como bombardeios incendiários e derramamento de um líquido verde nas urnas.

Com 24 anos no poder, Putin se torna o presidente mais longevo da Rússia desde Josef Stalin, da época da União Soviética. Em 2020, o presidente russo conseguiu alterar a Constituição para estender seu mandato até 2036, consolidando ainda mais seu poder.

Com informações de G1 Mundo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE