Coluna MSN: Um prêmio para a literatura | aRede
PUBLICIDADE

Coluna MSN: Um prêmio para a literatura

“Companhia das Letras premia os seus autores”

Miguel Sanches Neto é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa
Miguel Sanches Neto é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Passei por várias editoras, e ainda devo passar por muitas outras porque entrei na fase mais produtiva da criação literária, aquela em que você não quer mais fazer sucesso.

Sempre fui muito bem editado, a despeito de vendas, quase um milagre para alguém com uma origem interiorana. Então, posso falar da Companhia das Letras com a isenção de quem tem obras em vários selos.

O recente indeferimento dos títulos da editora no Prêmio São Paulo causou polêmica nos meios jornalísticos. Meu romance O último endereço de Eça de Queiroz era um deles. O livro tinha sido publicado pelo Emilio Fraia, depois da leitura atenta do Luiz Schwarcz. Os dois editores fizeram várias sugestões nos originais e ajudaram a definir o formato final.

É um privilégio contar com editores que problematizam soluções de uma narrativa. Lembro-me de uma dica do Luiz: quando o leitor chegar a esta parte do seu livro, ele desistirá de ler. Era uma senha preciosa. O escritor como encantador de serpentes.

Pois bem. Assim que saiu o indeferimento, o Emilio me ligou explicando todo o triste episódio. Eu disse que já estava acostumado a perder prêmios e que era grato pela edição do livro.

Dias atrás, com a negação do recurso da editora, o próprio Luiz me ligou. Eu estava na África do Sul, atendi meio assustado, pois tinha enterrado esta história. Ele pediu desculpas, mostrando-se constrangido com a situação, pois acreditava em todos os seus autores. Mas meu livro estava, como todos os demais da editora, fora do prêmio. Mais uma vez agradeci tanto cuidado conosco.

Esta semana veio uma mensagem me informando que a Companhia das Letras havia dividido o valor total do prêmio, 400 mil reais, entre os autores da casa que seriam inscritos nele, e que eu receberia como doação o valor de R$ 14.285,71 (quatorze mil, duzentos e oitenta e cinco reais, e setenta e um centavos). O que mais me encantou foram os centavos. Literatura se faz com detalhes.

O autor é escritor e reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa. No Instagram: @sanchesnetomiguel; no Facebook: https://pt-br.facebook.com/miguelsanchesneto/; no Twitter: @miguelsanchesnt.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE