George Santos, deputado brasileiro nos EUA, é preso por corrupção
Eleito por Nova York, o deputado republicano George Santos é alvo de 13 acusações, incluindo lavagem de dinheiro
Publicado: 10/05/2023, 11:34
O deputado republicano George Santos foi preso, nesta quarta-feira (10/5), em Melville, em Long Island, Nova York, de acordo com o Departamento de Justiça. O congressista de origem brasileira entrou nos holofotes após a revelação de ter modificado o currículo para concorrer ao Congresso, acusações que ele admitiu.
Ele foi detido nesta quarta-feira em Nova York, acusado de fraude, lavagem de dinheiro, apropriação de dinheiro público e declarações falsas. Santos foi eleito em 2022 e integra a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos.
Santos foi indiciado por 13 acusações, entre elas: sete acusações de fraude eletrônica, três acusações de lavagem de dinheiro, uma acusação de roubo de fundos públicos e duas acusações de fazer declarações materialmente falsas à Câmara dos Deputados.
Na terça-feira (9/5), a rede norte-americana da CNN, divulgou que promotores federais dos EUA apresentaram acusações formais contra Santos. Ainda segundo o jornal, o republicano deve comparecer ainda nesta quarta-feira ao tribunal federal do Distrito Leste de Nova York.
Mentiras
Entre as diversas alegações falsas, Santos declarou ter diplomas da Universidade de Nova York e do Baruch College, mas as instituições de ensino negam que ele tenha estudado lá. O deputado também disse que sua mãe, Fátima Devolder, estaria nas Torres Gêmeas, em Nova York, em 11 de setembro de 2001, durante o atentado terrorista.
Ainda sobre sua família, o parlamentar se elegeu com o discurso falso de que era judeu e os seus avós escaparam da Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial.
Com informações do Metrópoles