PUBLICIDADE

Em Brasília, deputados defendem novo modelo de pedágio no Paraná

Lideranças da Frente Parlamentar do Pedágio estiveram reunidas com representantes do governo federal

Da esquerda para a direita: Arilson Chiorato, Gleisi Hoffmann, Luiz Claudio Romanelli e Maurício Muniz
Da esquerda para a direita: Arilson Chiorato, Gleisi Hoffmann, Luiz Claudio Romanelli e Maurício Muniz -

Assembleia Legislativa do Paraná

@Siga-me

Os deputados Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Arilson Chiorato (PT) defenderam na última sexta-feira (6), junto ao governo federal em Brasília, uma nova modelagem para os pedágios do Paraná, com tarifas mais baixas e garantias da realização das obras necessárias nas rodovias que cortam o Estado.

A pauta fez parte da reunião no Palácio do Planalto com o subsecretário de Acompanhamento e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República, Maurício Muniz, responsável pela questão das concessões no país. A presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), a deputada federal paranaense Gleisi Hoffmann, acompanhou o encontro dos deputados na Casa Civil.

"Tivemos uma ótima reunião, que vai nos garantir um modelo de pedágio mais barato, com a realização das obras previstas e, ao mesmo tempo, trará segurança jurídica para os usuários de rodovias do Paraná”, afirmou Romanelli ao término do encontro. “Há uma boa interlocução com o governo federal”, complementou.

Segundo ele, é necessário retirar do processo as travas que impedem a redução das tarifas e eliminar mecanismos que protegem as concessionárias e prejudicam os usuários. Além disso, o deputado entende que a garantia da realização das obras deve ser feita por meio de um depósito de caução.

Chiorato, coordenador da Frente Parlamentar sobre os Pedágios da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep), destacou a importância da reunião para que uma nova modelagem seja proposta à sociedade paranaense. “Discutimos as primeiras tratativas para um pedágio barato e com obras para o povo paranaense. Podem dizer que é um modelo caipira (leia aqui), mas, na verdade, é o contrário. Queremos um pedágio justo, com garantias legais para a realização de obras e queremos também que seja considerado no cômputo da tarifa o valor que é só trecho de manutenção e os que necessitam de obras”, observa.

O coordenador da Frente Parlamentar sobre o Pedágio observa que o trabalho por um pedágio justo vem desde abril de 2019, quando ocorreu a implantação da Frente Parlamentar. “Desde o início de 2019, trabalhos por um pedágio que venha para melhorar a vida dos paranaenses, e não sufocar a economia e isolar regiões inteiras. Já comprovamos, através de estudos, que o modelo defendido anteriormente não é o melhor, apenas mais caro, com mais 15 praças e obras em duplicidade. Vamos corrigir esse erro”, confia.

De acordo com o deputado Romanelli, a nova equipe federal conhece as demandas dos parlamentares, do setor produtivo e da sociedade paranaense. “Do ponto de vista da engenharia há poucas mudanças. O fundamental é estabelecer novos critérios para a concorrência e para os contratos, garantindo uma licitação pelo menor preço de tarifa e a realização das obras”, afirmou.

Com informações: Assembleia Legislativa do Paraná.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE