PUBLICIDADE

Região vai ganhar 13 novos delegados de Polícia Civil

Profissionais serão apresentados oficialmente a partir desta quarta-feira (5) pela 13ª Subdivisão Policial; além de Ponta Grossa, novos delegados atuarão em outras 18 cidades

13ª SDP começa a apresentar os 13 novos delegados que irão ser distribuídos entre 19 municípios do Paraná
13ª SDP começa a apresentar os 13 novos delegados que irão ser distribuídos entre 19 municípios do Paraná -

A partir desta quarta-feira (5), a 13ª Subdivisão Policial (13ª SDP) começa a apresentar os 13 novos delegados que irão ser distribuídos entre 19 municípios das regiões dos Campos Gerais e Centro-Sul do Paraná. Na manhã desta terça-feira (4), os novos delegados estiveram no auditório da subdivisão em Ponta Grossa e foram recebidos pelo Delegado Chefe Nagib Nassif Palma, que destacou orientações e diretrizes sobre o planejamento administrativo e operacional a ser aplicado nos municípios.

“Trata-se de um aporte histórico de delegados, distribuídos de forma técnica e proporcional pelo nosso departamento, que certamente vão potencializar os trabalhos de Polícia Judiciária na região”, destaca Nagib. Além de Ponta Grossa, integram a área de atuação da 13ª SDP os municípios de Arapoti, Carambeí, Castro, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Inácio Martins, Ivaí, Ipiranga, Irati, Jaguariaíva, Palmeira, Piraí do Sul, Porto Amazonas, Rebouças, Rio Azul, Sengés e Teixeira Soares.

Além do encontro em Ponta Grossa, onde os delegados trocaram experiências com os atuais titulares dos distritos e comarcas, a 13ª SDP informou que os novos delegados serão, ao longo da semana, “apresentados oficialmente às comunidades das comarcas nas quais exercerão suas funções, sendo que estão, durante este período, sendo treinados e ambientados nas unidades pertinentes”.

NOVOS POLICIAIS CIVIS

Os novos delegados integram o grupo de 400 policiais civis que concluíram a formação no fim de 2022: ao todo são 150 delegados, 200 investigadores, 50 papiloscopistas e 25 escrivães que irão atuar em todo o Paraná. “Os desiguais não podem ser tratados como iguais, quem sabe o que é melhor para a Polícia Civil é a Polícia Civil. A Secretaria de Segurança Pública quer que esse avanço seja concretizado e como prioridade temos a reestruturação de carreira da Polícia Civil”, declarou o secretário de segurança pública Hudson Teixeira.

Entre as disciplinas ministradas ao longo do curso de formação estão noções sobre legislação aplicada à Polícia Judiciária, gestão de atendimento ao público, planejamento da Unidade Policial, investigações policiais, uso legal da arma de fogo, operação policial, práticas cartorárias e sistemas da Polícia Civil, dentre outras.

A contratação e a formação dos futuros servidores fazem parte do Plano Estratégico 2019-2023 instituído pela gestão do governador Ratinho Jr, que busca trazer melhorias “tanto para os policiais civis como para a sociedade”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE