PUBLICIDADE

Modelos indicam potente massa de ar frio semana que vem

Todos os modelos numéricos globais apontam uma poderosa massa de ar frio para novembro no começo da semana que vem com geada

Massa de ar frio está prevista para chegar ao Brasil entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro
Massa de ar frio está prevista para chegar ao Brasil entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro -

Os modelos numéricos, em sua saída desta segunda-feira, intensificaram a massa de ar frio prevista para chegar ao Brasil entre os dias 31 de outubro e 1º de novembro. Trata-se de uma incursão de ar frio que impressiona pela intensidade que chegaria ao território brasileiro no começo do mês de novembro.

Os dados indicam uma massa de ar com características de junho e julho em pleno novembro, a menos de um mês do começo do verão climático (trimestre de dezembro a fevereiro). Apesar de muitos anos terem frio tardio na primavera e mesmo geada não ser incomum em novembro em locais de maior altitude do Sul do Brasil, esta incursão de ar frio, pelos dados de hoje, excede a força que normalmente se observa em pulsos de ar frio tardios em novembro.

Modelos numéricos projetam no momento a possibilidade de formação de geada no começo de novembro nos três estados do Sul do Brasil, notadamente no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Os mapas abaixo mostram as projeções de geada do modelo canadense, disponível ao assinante na seção de mapas com duas atualizações diárias, para os dias 31 de outubro a 3 de novembro.

Com informações do Metsul

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE