PUBLICIDADE

Homem recebe 1º transplante de coração de porco da história

O paciente passa bem três dias após o procedimento de sete horas.

O cirurgião Bartley Griffith com o paciente David Bennett no início de janeiro.
O cirurgião Bartley Griffith com o paciente David Bennett no início de janeiro. -

O paciente passa bem três dias após o procedimento de sete horas

Um paciente nos Estados Unidos se tornou a primeira pessoa no mundo a receber um transplante de coração geneticamente modificado de um porco.

David Bennett, de 57 anos, passa bem, segundo os médicos, três dias após o procedimento experimental de sete horas em Baltimore.

O transplante foi considerado a última esperança de salvar a vida de Bennett, embora ainda não esteja claro quais são suas chances de sobrevivência a longo prazo.

"Era morrer ou fazer esse transplante", explicou Bennett um dia antes da cirurgia. "Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha."

Médicos do Centro Médico da Universidade de Maryland receberam uma licença especial do regulador médico dos EUA para realizar o procedimento, com base no fato de que Bennett teria morrido sem ele.

Ele foi considerado inelegível para um transplante humano — decisão que costuma ser tomada quando o paciente está com a saúde muito debilitada.

Para a equipe médica que realizou o transplante, o procedimento inédito é o ápice de anos de pesquisa e poderá mudar vidas em todo o mundo.

Leia a matéria completa no Portal G1.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE