PUBLICIDADE

Advogado do PR representa o Brasil em comitê da ONU

Tracy Reinaldet vai trabalhar como consultor e pesquisador junto ao Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime

Governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante cerimônia de posse do advogado paranaense Tracy Reinaldet, como representante brasileiro no Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), da ONU.
Governador Carlos Massa Ratinho Junior, durante cerimônia de posse do advogado paranaense Tracy Reinaldet, como representante brasileiro no Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD), da ONU. -

Tracy Reinaldet vai trabalhar como consultor e pesquisador junto ao Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime

O advogado paranaense Tracy Reinaldet foi nomeado nesta terça-feira (17) como representante brasileiro no Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime (COPLAD). O órgão, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), é composto por 19 países-membros, e tem como objetivo debater e propor melhorias para temas como crime organizado transnacional, justiça criminal e de gênero, situação carcerária do preso, entre outros. A cerimônia foi presidida pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, no Palácio Iguaçu.

“Esse comitê ligado à ONU trabalha nas áreas de segurança pública e cidadania. Cada país tem um membro fazendo parte desse comitê, e pelo Brasil foi escolhido um paranaense, um jovem advogado, especialista e doutor em direito penal e criminal. Isso coloca o Paraná em um lugar de destaque mundial”, ressaltou o governador.

Enquanto representante brasileiro, Reinaldet vai trabalhar como consultor e pesquisador junto ao comitê durante um mandato de dois anos. Ele também vai atuar na elaboração e análise das políticas públicas, melhoramento do sistema judiciário e realização de debates públicos junto aos governos federal, estaduais e municipais.

O Coplad é uma iniciativa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e Tratamento do Delinquente (ILANUD), um dos quatro institutos da ONU que integram o programa internacional de prevenção do crime e justiça criminal.

“O objetivo do comitê é debater os grandes problemas da justiça penal e do tratamento do delinquente e encontrar nesse debate o que há de mais moderno no direito penal. Assim, levamos a eles o que dá certo no Brasil e, sobretudo, aprendemos o que dá certo lá fora para implementar no nosso país”, ressalta Reinaldet.

Ele destaca que alguns exemplos de como a justiça penal pode funcionar de uma maneira adequada podem ser encontrados no Paraná. “Em um contexto nacional em que a superpopulação carcerária é uma das grandes mazelas do direito penal, a gente tem no Paraná um dos menores índices do país. Além disso, nosso combate às organizações criminosas, à lavagem de dinheiro, são exemplos que devem ser levados para fora do Brasil como exemplo de justiça penal que dá certo e funciona”, acrescenta.

Reinaldet é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e possui mestrado e doutorado em direito penal e ciências criminais pela Universidade de Toulouse em cotutela com a Universidade Federal do Paraná. Tem experiência de 15 anos da advocacia como professor e advogado criminal.

UNIVERSIDADE DE SEGURANÇA - Durante o evento, o governador também anunciou a intenção do Paraná de abrigar uma sede da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social, instituição da ONU que tem como objetivo compartilhar conhecimento científico e tecnológico em benefício da segurança humana, além da prevenção e controle das várias formas de crimes, conflitos e violência.

O governador ressaltou que o Paraná está encaminhando a disponibilidade de uma área a ser utilizada para a instituição, e esperando uma análise da ONU com relação a essa possibilidade.

“Estamos trabalhando com a ONU para que possa ser instalada essa universidade na área vocacionada à segurança pública e cidadania. Até hoje, só dois países têm essa universidade – Japão e Porto Rico – e nós queremos trazer a terceira sede para o Brasil, em Curitiba. É uma negociação que está sendo feita e espero que isso em breve possa ser anunciado”, destacou Ratinho Junior.

PRESENÇAS - Compareceram ao evento o vice-governador Darci Piana; os secretários estaduais da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho, e do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, João Carlos Ortega; o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona; o diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin; o coordenador do Coplad, Edmundo Oliveira; a ministra da Justiça do Paraguai, Cecilia Arminda Pérez; o representante do Supremo Tribunal Federal, ministro Kássio Nunes Marques; o representante do Superior Tribunal de Justiça, ministro Joel Ilan Paciornik; o diretor do ILANUD, Douglas Durán Chavarría; o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador José Laurindo de Souza Netto; o vice-presidente do TJ-PR, desembargador Luiz Osório Panza; o procurador-geral de Justiça do Paraná, Gilberto Giacoia; o coordenador de assuntos institucionais do Ministério Público do Paraná, promotor Fernando da Silva Mattos; a cônsul-geral adjunta do Paraguai, Elisa Aguay Rolón; o conselheiro Luiz Keppen, do Conselho Nacional de Justiça; o superintendente regional da Polícia Federal, Omar Gabriel Haj Mussi; o presidente da Assembleia Legislativa (Alep), Ademar Traiano; o deputado estadual Dr. Batista; a desembargadora, Priscilla Placha Sá; o representante da OAB Paraná, Rodrigo Sanchez Rios; entre outras autoridades jurídicas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE