PR elege prefeito gay, bolsonarista e ligado à igreja | aRede
PUBLICIDADE

PR elege prefeito gay, bolsonarista e ligado à igreja

Paulo Alves é católico e atua intensamente na igreja e, antes de se converter ao bolsonarismo, cumpriu dois mandatos pelo PSDB

Paulinho Alves, prefeito eleito de Mariluz (PR)
Paulinho Alves, prefeito eleito de Mariluz (PR) -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Paulo Alves é católico e atua intensamente na igreja e, antes de se converter ao bolsonarismo, cumpriu dois mandatos pelo PSDB

As eleições municipais de 2020 elegeram o maior número de pessoas LGBTI+ para cargos políticos. Segundo dados da Aliança LGBTI+, o recorde se espalhou pelo Brasil e chegou também a pequenas cidades do interior. Como no município de Mariluz, no interior do Paraná. A cidade de apenas 10 mil habitantes elegeu Paulo Alves (PSL) para o cargo de prefeito.

Em entrevista ao Congresso em Foco, Paulo conta que assumiu publicamente a sua homossexualidade apenas há quatro anos. Católico e com atividade intensa dentro da igreja, foi prefeito por dois mandatos pelo PSDB, ainda antes de assumir sua sexualidade. Ele conta que foi filiado ao partido de centro-direita por oito anos.

Esta, portanto, foi a primeira eleição que se candidatou após assumir sua orientação sexual. Hoje, filiado ao PSL e apoiador do presidente Jair Bolsonaro. Ele relata que ao assumir publicamente a sua sexualidade, no primeiro momento, foi um "choque" para as pessoas, mas que naturalmente a cidade foi absorvendo.

"Pelo histórico de vida que eu tenho, que é de ajudar as pessoas, pensar no bem-estar das pessoas e respeitar o meu próximo, as pessoas absorveram isto com uma forma naturalizada. Ouvi as pessoas falarem, independente de opção sexual nós temos o direito de sermos felizes", conta.

Paulo evita cair em polarizações e oposições entre sua sexualidade e o ideário conservador bolsonarista. "Sou Bolsonaro, não levanto bandeiras, defendo a felicidade das pessoas, respeitando as divergências diante de pensamentos", diz.

Paulo é um dos quase 80 candidatos assumidamente LGBTI+ que conseguiram se eleger neste ano, espalhados por diferentes partidos e em todos os espectros políticos. Desde a esquerda, Psol com 25% dos candidatos LGBTI eleitos, ao conservador Patriota com 4,5% dos candidatos. O paranaense é o único eleito pelo PSL, sigla pela qual o presidente Jair Bolsonaro se elegeu em 2018.

"A questão de eu ser gay é uma naturalidade. Não me vejo diferente de ninguém pelo fato de eu ser gay. Eu nem toco neste assunto. Pra mim é algo natural. Eu sou casado, tenho o meu companheiro, a cidade inteira sabe disso. Moro numa cidade pequena com 10 mil habitantes. Convivemos naturalmente dentro da sociedade. Todo mundo me respeita e respeita o meu companheiro. Quem votou em mim, votou sabendo que eu sou gay", explica.

Leia mais clicando aqui

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE