Retardar a propagação do vírus é possível | aRede
PUBLICIDADE

Retardar a propagação do vírus é possível

Ações individuais e coletivas são importantes para retardar a propagação do vírus

Christiane Mazur Doi é Doutora em Engenharia, Mestre em Ciências, Engenheira Química e Licenciada em Matemática
Christiane Mazur Doi é Doutora em Engenharia, Mestre em Ciências, Engenheira Química e Licenciada em Matemática -

Da Redação

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

Ações individuais e coletivas são importantes para retardar a propagação do vírus

Em artigo enviado ao portal aRede e ao Jornal da Manhã, nesta segunda-feira (6), a professora Christiane Mazur Doi diz que ações individuais e coletivas são importantes para retardar a propagação do coronavírus. Dessa forma, segundo analisa, o sistema de saúde atenderia da melhor maneira possível a todos.

Leia, na íntegra, o artigo da professora:

Tempo e novo coronavírus

"A situação atual do nosso planeta, com tantas contaminações pelo novo coronavírus (covid 19) e com tantos casos de mortes, aflige a todos. Ao mesmo tempo em que não temos controle total sobre a propagação do vírus, podemos retardar essa propagação.

E por que precisamos desacelerar o aumento do número de pessoas contaminadas?

Porque, com isso, ganhamos tempo.

E por que precisamos ganhar tempo?

Porque, com isso, ganhamos condições para que nosso sistema de saúde consiga atender da melhor maneira possível a todos (para que esse sistema não entre em colapso).

Vamos pensar em outra situação, que não tem qualquer relação com uma contaminação viral. Imagine que o Brasil tenha cerca de 20 milhões de mulheres grávidas e que todas tivessem ficado grávidas em junho ou julho de 2019. O que estaria acontecendo hoje, passados 8 ou 9 meses? Precisaríamos, agora, de cerca de 20 milhões de leitos de maternidade para atender a todas as mulheres que estariam entrando em trabalho de parto ou que estariam prestes a ter seus bebês.

Temos todos esses leitos?

Certamente não. E não porque nosso sistema de saúde seja bom ou ruim: simplesmente nenhum sistema de saúde está dimensionado para tantos partos ao mesmo tempo.

Esse exemplo ajuda que possamos compreender a importância de sermos responsáveis, com nossas atitudes, pelo controle da evolução das contaminações ao longo do tempo."

Christiane Mazur Doi é Doutora em Engenharia, Mestre em Ciências, Engenheira Química e Licenciada em Matemática, com Aperfeiçoamento em Estatística.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE