PUBLICIDADE

Nordestinos são os que mais visitam o Paraná, revela estudo

<span style="color: rgb(0, 0, 0);">Por outro lado, quando são os paranaenses os turistas, o destino preferido é justamente o Nordeste, em 50,5% dos casos.</span>

Por outro lado, quando são os paranaenses os turistas, o destino preferido é justamente o Nordeste, em 50,5% dos casos.
Por outro lado, quando são os paranaenses os turistas, o destino preferido é justamente o Nordeste, em 50,5% dos casos. -

Por outro lado, quando são os paranaenses os turistas, o destino preferido é justamente o Nordeste, em 50,5% dos casos.

Há quem diga que o ser humano sempre quer aquilo que não têm. E em se tratando de turismo, essa máxima parece ser verdadeira. Ou ao menos é isso o que aponta um estudo divulgado ontem pelo Ministério do Turismo, o qual revela que quem vive em lugares quentes costuma querer viajar para lugares frios, ao passo que quem vive em lugares frios quer turistar em locais com mais calor.

O estudo em foco realizou uma medição dos estados de origem de cada uma das agências consultadas com os destinos escolhidos pelos viajantes. No caso do Paraná, o estado, por um lado, costuma receber mais turistas do Nordeste (37,9% do total) do que de qualquer outra região. Por outro lado, quando são os paranaenses os turistas, o destino preferido é justamente o Nordeste, em 50,5% dos casos.

De acordo com o Ministério do Turismo, o objetivo da medição é contribuir, de forma antecipada, com as ações de promoção, bem como oferta de serviços, das agências em cada estado brasileiro. O medidor auxilia as empresas do setor de organização de viagens a avaliarem nichos de mercados a serem explorados.

Entre os paranaenses, os destinos mais demandados são: Pernambuco (13,6%), Alagoas (12,5%), Piauí (12,5%), o próprio Paraná (9,8%) e Roraima (9,1%). Já os estados cuja população mais costumam visitar o Paraná são o Rio Grande do Norte (9,8%), Alagoas (7,4%), Bahia (6,5%) e Sâo Paulo (6%).

Com relação à composição do público, o estudo revela ainda que os casais com filhos correpondem ao maior número (37%) dos viajantes que utilizam agências de viagens, seguidos dos casais, com 22%, e viagens em família, com 21%. Sol compraia (49%) é o principal destino demandado pelos turistas. Destinos culturais e com títulos de patrimônio histórico ficam com o segundo lugar (16%), enquanto viagens a trabalho (10%) e por ecoturismo (9%) ocupam a terceira e quarta posições.

Curitiba é destino barato e em alta, mostra pesquisa de guia de viagemUma outra pesquisa, o Guia Travel Hacker 2019 do Kayak, também divulgado recentemente, revela ainda que Curitiba é um destino que está em alta para as férias de julho. Segundo o estudo, as buscas para viagens nas férias de julho na Cidade Modelo cresceram 182% neste ano na comparação com o ano passado, sendo o quinto destino que mais cresceu em procura, atrás apenas de Brasília (+225%), Ilhéus (+211%), João Pessoa (+193%) e Joinville (+188%).

Um dos fatores que pode explicar esse crescimento é justamente o fato de a capital paranaense ser um destino mais em conta. Tanto que a cidade aparece em primeiro lugar numa tabela elaborada pela Kayak sobre destinos econômicos, para aqueles que estão com orçamento mais restrito, mas não querem deixar de viajar. O mêsmais barato para visitar a Capital, contudo, será agosto, quando o preço médio das passagens aéreas estarão em baixa.

Informações Bem Paraná

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE