Startup paranaense será acelerada no Vale do Silício
Plataforma da Neomode está entre as cinco selecionadas no Programa de Aceleração Visa
Publicado: 23/09/2018, 20:29

A Neomode é uma das cinco startups brasileiras selecionadas no Programa de Aceleração Visa, companhia global de tecnologia de pagamentos. Com esse resultado ela terá a oportunidade de passar as próximas quatro semanas no Vale do Silício, na Califórnia (EUA), na sede do GSVLabs – um espaço com cerca de 7 mil m² que abriga mais de 170 startups de diversos setores da economia global. No headquarter da GSVlabs, a startup participará de programações, eventos de networking, reuniões com investidores e, no final do período, Pitch para possíveis investidores.
Participaram da seleção na categoria “Growth” startups de IoT, Big Data, automação comercial e gestão de vendas voltadas para experiências de compra; cujos produtos e soluções já estão em estágio avançado. O objetivo da Visa neste segundo ano do Programa de Aceleração de Startups é fomentar os negócios dos empreendedores oferecendo soluções digitais aos parceiros, clientes e consumidores. As startups desta categoria já possuem base de clientes consistentes, tem receita e estão regulares jurídica e fiscalmente. Segundo o programa, seus desafios são alavancar vendas, levantar ou expandir investimentos, ajustar estratégia, profissionalizar operações, entre outros. O foco é o seu crescimento rápido e consistente, além de uma equipe fortalecida e capaz de colocar os projetos em prática.
A ideia da Visa ao acelerar startups é fortalecer o ecossistema e desenvolver o empreendedorismo brasileiro. Para isso a companhia faz grandes investimentos “em desenvolvimento de pessoas e do negócio, por meio de mentoria, networking, design de serviço e relacionamento com empresas e pessoas que atuam no Vale do Silício, bem como de infraestrutura para desenvolvimento de suas ideias e negócios”.
Como mentores do Programa de Aceleração Visa foram selecionadas pessoas com bagagem para “questionar, instigar e confrontar os negócios das startups”, a fim de possam alcançar o máximo de seu potencial. Além de executivos da Visa - que auxiliarão as startups na parte de estratégia, visão de negócio e farão a ponte com os clientes e parceiros para validar serviços e soluções, abrindo portas para possíveis parcerias – fazem parte do programa mentores do mercado e da rede global Kyvo-GSVlabs, que incluem investidores, executivos e influenciadores.
Disputa acirrada
A Neomode concorreu com outras 10 empresas finalistas e foi selecionada juntamente com a Binds.co, Liuv, Gaio e Incentive-me. As startups tiveram cinco minutos para expor seus negócios. Cada empreendedor pode apresentar o objetivo, a viabilidade e a perspectiva de crescimento do trabalho que realiza.
“Esta é uma oportunidade única para nossa formação empreendedora e uma chance de fortalecer ainda mais nosso negócio na visão de plataforma mais escalável no varejo”, explica Fabíola Paes, especialista em varejo e uma das co-fundadoras da Neomode juntamente com Carlos Balsalobre, Daniel Koleski e João Souza. A startup representada por Fabíola trabalha com soluções omnichannel para o varejo. Sua plataforma exclusiva de integração Omnichannel World Class conecta as vendas online com o estoque das lojas físicas e as transformam em minicentros de distribuição, capazes de atender novos pedidos de compras com o estoque local.
Crescimento planejado
Em 2017 a Neomode participou da NFR Retail’s Big Show - a maior feira de varejo dos Estados Unidos, em Nova Yorque-, vem crescendo de modo ordenado e já recebeu participação de investidores. Hoje ela tem quase R$ 1 milhão de reais captado em rodadas de investimentos anteriores e está em busca de nova rodada de captação pré-seed (ou seja, uma rodada semente, a primeira camada de investimento acima do investidor anjo e antes de uma rodada seed e série A) na faixa de 1 milhão a 3 milhões de reais.
Além da L’Oréal (onde venceu uma maratona de tecnologia e ganhou os primeiros R$ 100 mil) atende companhias como o grupo O Boticário, Lojas MM, Havan, Padó, Escoteiros do Brasil, Ri Happy, Drogaria Onofre, Kids Brasil, Sterna Café, Grupo Martins, Amissima e Dufry. Recentemente a startup recebeu o prêmio “Whow! de Inovação” pelo aplicativo desenvolvido para as Lojas MM, onde uma plataforma omnichannel transformou as 190 lojas da rede em minicentros de distribuição, com a possibilidade de retirada do produto em até 2 horas em loja física escolhida por geolocalização.
Ao todo o Programa de Aceleração Visa terá duração de quatro meses, sendo três deles em São Paulo, no espaço exclusivo montado pela Visa no co-working Habitat* e um mês no Vale do Silício. A aceleração conta com uma consultoria de inovação em serviços digitais, rotina de mentoria e sessões com investidores. Durante todo o programa, os times terão acompanhamento semanal de seus indicadores e acesso a conteúdo da rede de mentores exclusivos da GSVlabs. “Queremos aproveitar ao máximo o acesso ao conteúdo, às práticas e aos estudos de caso das 170 startups de diversos segmentos que participam do GSVlabs e à rede estratégica da comunidade Global Silicon Valley a fim de aprimorar ainda mais nosso negócio”, enfatiza Fabíola.