Palmeira concorre ao prêmio internacional Cidades Educadoras | aRede
PUBLICIDADE

Palmeira concorre ao prêmio internacional Cidades Educadoras

Município disputa com 24 cidades, sendo a única representante dos Campos Gerais

Prefeito Sérgio Belich: Palmeira concorre ao prêmio Cidades Educadoras
Prefeito Sérgio Belich: Palmeira concorre ao prêmio Cidades Educadoras -

Luciana Brick

@Siga-me
Google Notícias facebook twitter twitter telegram whatsapp email

O ano de 2024 começa com uma boa notícia para Palmeira, nos Campos Gerais. A Delegação Latino-americana da Associação Internacional de Cidades Educadoras (Aice), confirmou que o município está concorrendo ao Prêmio Cidades Educadoras 2024. A cidade disputa a premiação com 24 municípios localizados no Brasil (12), Argentina, Bolívia, México, Porto Rico e Uruguai.  

O Prêmio Cidades Educadoras visa reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho que as Cidades Educadoras realizam e destacar boas práticas que podem ser fonte de inspiração para outras cidades. Serão premiadas ações no eixo de boas práticas de ‘Educação em Valores’. Nesta edição, o prêmio será outorgado a três experiências inovadoras de três cidades associadas diferentes, que se enquadrem no eixo.

Palmeira está concorrendo com ações da Associação Valores em Construção (Asvec) e com o Programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal, ambas escolhidas pela gestão municipal para concorrer à premiação por demonstrarem impacto social positivo na cidade, mudando o futuro de crianças, jovens e adolescentes.

Para o prefeito de Palmeira, Sérgio Belich, “concorrer ao prêmio Cidades Educadoras de 2024 para a nossa cidade de Palmeira é um orgulho, principalmente porque estamos concorrendo com dois projetos. O primeiro, que é da associação Valores em Construção, Asvec, e o segundo, o programa Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Palmeira, que já tem nove anos na nossa cidade. Então, para a população palmeirense, é uma honra participar deste prêmio e espero que sejamos contemplados com grande resultado e que Palmeira possa estar presente em todos os municípios do Brasil, porque projetos bons, de qualidade, que incentivem as nossas crianças, devem ser copiados, sim, por outros municípios e lançados para poder trazer um resultado positivo para toda a população. Então, são dois projetos muito bacanas, muito legais e espero que a gente seja contemplado com esse título”, afirma o prefeito.

Palmeira concorre ao prêmio internacional Cidades Educadoras
Palmeira concorre ao prêmio internacional Cidades Educadoras |  Foto: Divulgação
 

CIDADES - No Brasil estão concorrendo ao prêmio as cidades de Apucarana, Carazinho, Concórdia, Guarulhos, Mauá, Palmeira, Passo Fundo, Porto Alegre, Raul Soares, São Bernardo do Campo, Santos e Santo André.

Na Argentina concorrem os municípios de Buenos Aires, El Trebol, Rosário e San Justo. Na Bolívia a Cochabamba, enquanto no México a Cidade de México, Guanajuato, Leon, Oaxaca de Juarez, Playa del Carmen e San Pedro Tlaquepaque. Porto Rico concorre com Caguas e Uruguai é representado por Montevidéu.

PREMIAÇÃO -  O Prêmio Cidades Educadoras 2024 será entregue aos vencedores durante o 17º Congresso Internacional de Cidades Educadoras que acontecerá em Curitiba, em maio de 2024.

Palmeira concorre com dois projetos

Dois projetos foram inscritos por Palmeira no prêmio. O primeiro é o Parlamento Jovem, criado em 2013, para oportunizar aos jovens o conhecimento, durante um ano, do trabalho dos vereadores e, assim, contribuírem com ideias para o desenvolvimento da cidade.

O programa prevê a participação de nove estudantes da rede pública e privada, entre o 7º ano do ensino fundamental e o 2º ano do médio, eleitos para atuarem como vereadores juniores. Os estudantes do 6º ano do fundamental podem participar do processo como eleitores, mas não podem se candidatar.

Durante um ano, entre os meses de fevereiro a dezembro, os participantes vivem o dia-a-dia dos parlamentares no desempenho das suas funções, com o auxílio de uma equipe da Câmara.

O segundo projeto inscrito é o Asvec, responsável pelo Programa Viva Valores, que iniciou em 2010, voltado a atender crianças e adolescentes em vulnerabilidade social. O programa proporciona espaços de aprendizagem e oferece aulas lúdicas, oficinas de artes, cursos de formação, palestras, rodas de escuta ativa, visitas domiciliares e encontros, visando os valores e princípios essenciais na formação de um ser humano. O Viva Valores está presente em todas as escolas públicas de Palmeira.

PUBLICIDADE

Participe de nossos

Grupos de Whatsapp

Conteúdo de marca

Quero divulgar right

PUBLICIDADE