PUBLICIDADE

Castro reinaugura escolas do campo e fortalece o aprendizado

Instituições de ensino receberam melhorias estruturais e novos equipamentos

Solenidades tiveram a presença do prefeito Alvaro Telles e representantes do setor
Solenidades tiveram a presença do prefeito Alvaro Telles e representantes do setor -

A Secretaria de Educação de Castro realizou nesta semana a reinauguração de duas instituições de ensino localizadas no interior. Entre elas, a Escola Municipal do Campo Tereza Casagrande Sguário, da Paina, e a Escola Municipal do Campo de Tanque Grande.

Na primeira, foram realizadas a troca do telhado, a pintura interna e externa, substituição do piso de todas as salas, ampliação e pintura do parquinho e troca dos utensílios de cozinha e móveis, além da entrega de computadores. A escola foi inaugurada no ano de 2007 e tem atualmente 50 alunos, com idades entre quatro e 10 anos, matriculados na educação infantil e ensino fundamental.

“A revitalização de uma escola é um sonho. Foi um caminho árduo até aqui, mas estamos colhendo muitas coisas boas, a educação de Castro é reconhecida por muitos detalhes, a pintura numa parede, materiais novos, computadores, tudo isso faz a diferença. Eu acho tão bonito quando venho aqui, senhores pais, e vejo os nossos alunos que fazem contraturno na biblioteca lendo livros, com o tablete jogando, ou fazendo qualquer outra coisa produtiva, é muito lindo. Obrigada por todo esse investimento”, destacou a diretora da unidade Luiza Nunes, ao se referir à obra e materiais entregues.

Poder público reforça compromisso

A secretária municipal de Educação Rejane Nocera também citou a conclusão do trabalho e fez menção à equipe da escola. “Tudo vale a pena quando pensamos no melhor para essas crianças, e fazemos um trabalho desprovido de interesse pessoal. Isso só acontece porque temos uma grande equipe”, ressaltou.

Ao se pronunciar o prefeito do município, Álvaro Telles (União), disse que no ano de 2007 esteve na mesma escola para inauguração, como vice-prefeito. “Foi uma felicidade muito grande poder proporcionar uma escola moderna já naquela época para a comunidade da Paina, e hoje, retorno aqui como prefeito e me sinto mais feliz ainda, porque de certa forma, nós estamos prestigiando, ou melhor, devolvendo o que a Paina representa para Castro, com essa revitalização. Me orgulha a equipe que temos na educação”, destacou.

O vereador Jonathan Cesar Flores Barros também fez uso da palavra durante o evento e citou a qualidade da educação no município. Lembrou que recentemente visitou uma cidade de Santa Catarina, que é referência no assunto, e afirmou que a educação em Castro está bem avançada e não deixa a desejar em nada, na comparação com a cidade catarinense. “Fico muito orgulhoso de ver que as escolas do campo têm as mesmas condições e a mesma estrutura das escolas da cidade”, finalizou.

Tanque Grande

A segunda escola reinaugurada, após receber obras de ampliação e revitalização, foi a da comunidade do Tanque Grande, onde foi construída uma cozinha nova, almoxarifado, banheiros novos e refeitório, e feita nova pintura interna e externa. A escola hoje tem 60 alunos, de quatro a 11 anos de idade, divididos entre educação infantil e ensino fundamental.

De acordo com a diretora, Luiza Nunes, durante execução das obras foi necessário dar aulas na igreja da comunidade, porém, as aulas não foram suspensas. “Não foi fácil, devido ao tempo e diversas outras situações, mas tínhamos certeza de que aquela situação era provisória e que íamos colher os frutos, e hoje, graças a Deus, estamos aqui, reinaugurando a escola. O que importa não é o investimento, é o retorno que essa obra vai representar para nós, estou muito feliz hoje, porque a educação do campo tem nome, voz, professores e pessoas que trabalham muito por ela”, citou, destacando e agradecendo a colaboração de todos os envolvidos, pais de alunos e profissionais.

Os avanços conquistados pela escola também foram destacados pela secretária municipal de Educação. “Precisamos acreditar e lutar pelos nossos sonhos. Ainda faltam algumas coisas aqui, que nós vamos terminar, mas eu estou muito feliz com o que já foi feito”, ressaltou, pedindo aos pais e alunos que ajudem os professores a manterem a escola conservada e organizada.

O prefeito, Álvaro Telles, afirmou que a obra é retribuição entregue à comunidade de Tanque Grande. “O que vocês estão recebendo hoje é pouco perto do que Tanque Grande faz por Castro. A honra é muito grande de estar aqui como prefeito, reinaugurando essa escola, que foi construída por um prefeito e ampliada por outro, e hoje é entregue ampliada e revitalizada, é uma grande felicidade”, destacou.

Quem finalizou os discursos foi o secretário municipal de Esporte e Juventude, Renato Oscar Cordeiro (Pandorff). Ele afirmou que, como gestor, tem muito a aprender com a educação do município. “Estamos começando uma jornada e temos muito a aprender, com esse trabalho feito com tanto amor pela Secretaria de Educação”, finalizou.

Com informações da Assessoria de Imprensa
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE