Prefeita Elisangela destaca metas para o futuro à frente da AMCG
Gestora de Carambeí é candidata à presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG). Eleições ocorrem na terça-feira (25)
Publicado: 20/04/2023, 21:03
A Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) definirá uma nova diretoria na próxima terça-feira (25). As eleições com chapa única terão início às 16h30, no Conservatório Maestro Paulino, em Ponta Grossa. A prefeita de Carambeí, Elisangela Pedroso (PSB), será candidata à presidência da entidade.
O grupo é formado ainda pelos prefeitos de São João do Triunfo, Abimael do Vale (PT), como vice-presidente; a chefe do executivo de Imbaú, Dayane Sovinski (PSD), como secretária; e o então presidente da Associação e prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro (PSD), como tesoureiro.
Em entrevista concedida ao Jornal da Manhã e Portal aRede, Elisangela falou sobre o processo de construção da chapa. “Fui vice-presidente nas duas últimas gestões. Acredito que essa candidatura à presidência é algo natural. Na AMCG, sempre houve um concenso entre os prefeitos com relação à diretoria. Recebi apoio de todos os outros prefeitos com relação à nossa chapa”, relatou.
A prefeita de Carambeí também mencioncou o compromisso com todas as outras cidades. “Acredito que somos uma entidade muito importante para o desenvolvimento da nossa região. É a união entre os municípios que faz com que o progresso aconteça. Agora, à frente da AMCG, temos muita força para mostrar a força dos Campos Gerais, trabalhando com todas as 19 prefeituras. Queremos fazer uma gestão participativa”, disse.
Atuação junto ao Estado
A busca por uma maior aproximação com a esfera estadual faz parte da pauta da nova gestão. “Queremos continuar trazendo o Governo do Estado para dentro dos municípios de pequeno porte, com a finalidade de mostrar os desafios que cada prefeito enfrenta. Vamos continuar com as reuniões itinerantes em todas as cidades. Traremos secretários e lideranças para mostrar os programas que o Estado tem a oferecer”, projetou Elisangela.
A futura presidente ainda mencionou o intuito de mostrar o grande potencial industrial que os municípios menores também possuem. “Tivemos como exemplo recente o anúncio da nova fábrica da Ambev em Carambeí. Vamos mostrar para os demais prefeitos que é possível atrair empresas de médio e grande porte”, analisou.
Fortalecimento do Turismo
A entidade também terá como meta destacar a força turística dos Campos Gerais. “É um setor que merece uma atenção especial, tendo em vista a extensa gama de atrativos que existem em cada cidade. Trata-se de uma frente que não gera tantos custos aos municípios. Possuímos lugares lindos que, se explorados de maneira correta e responsável, podem agregar ainda mais para a economia das cidades”, afirmou.
Elaboração de projetos
Por fim, Elisangela também mencionou a necessidade de otimizar as gestões públicas. “Também temos a meta de realizar um intercâmbio com representantes de outras associações. Desta forma, podemos verificar ações que funcionaram em outras localidades. Grande parte dos municípios sofre com a elaboração de projetos, por exemplo. Pensaremos em estratégias para facilitar esse aspecto da gestão, como um banco de projetos, por exemplo. Sei das dificuldades e sei que posso contribuir”, concluiu.